Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Timbé do Sul debate futuro em 1º Workshop do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico

Encontro foi realizado na tarde desta terça-feira, dia 24
Por Redação Timbé do Sul, SC, 24/05/2022 - 19:47
Foto: Marciano Bortolin/ Agecom Unesc
Foto: Marciano Bortolin/ Agecom Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Já está nas mãos do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc os dados que integrarão os estudos em torno do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico de Timbé do Sul. As informações são resultado do debate realizado na tarde desta terça-feira (24/05) de forma virtual entre a equipe da Universidade, lideranças municipais e comunidade.

A ação entrega o trabalho realizado pela Unesc nas 15 cidades que integram a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) em parceria com o Sebrae/SC com foco em alavancar o desenvolvimento da região.

Os dados obtidos a partir da dinâmica proposta pela Unesc apontaram potencialidades como diversificação agrícola, diversificação agropecuária e riquezas naturais que atraem turistas de todo mundo. Ao compilar as informações e apresentar ao fim do encontro, a professora Ana Paula Silva dos Santos destacou a importância do debate. “É possível perceber uma visão bem direcionada entre os munícipes. Ser referência em agricultura e turismo, por exemplo, é algo que apareceu como potencialidade e, ao mesmo tempo, como sonho. Isso não é coincidência. É por já estar no DNA do município”, destacou.

As informações a partir de agora, de acordo com a coordenadora do Observatório, Melissa Watanabe, serão tabeladas e analisadas de forma a estarem um passo à frente no próximo workshop, programado para o fim de junho, ainda sem data definida. “Trabalharemos em uma espécie de funil, estreitando cada vez mais essas informações levantadas para partir para as definições de ações para que o planejamento seja exequível”, explicou.

Acompanhando o grupo que participou do debate diretamente do Paço Municipal, o secretário de Administração e Finanças, Celso da Silva, agradeceu o empenho da Unesc, do Sebrae/SC e da Amesc na elaboração do Plano. “Contar com todo o conhecimento da Universidade nesse processo é muito importante para o município”, pontuou.

Os munícipes interessados em participar da elaboração do Plano de Desenvolvimento podem ainda colaborar por meio da Consulta Pública disponível no link.

As diferentes visões dos moradores da cidade em torno de questões que envolvem os desafios, potencialidades e sonhos, de acordo com Melissa, são fundamentais para a construção de um material que contemple a todos e faça jus ao que a própria cidade espera para seu futuro. “Estudantes, profissionais, aposentados, agricultores, enfim. Todos devem se envolver neste, que é um trabalho em prol de Timbé do Sul. Essa dinâmica só faz sentido se os moradores aproveitarem e participarem conosco da construção de um futuro de desenvolvimento”, destacou ainda.

Em meados do mês de Junho a equipe fará a divulgação da data do 2º Workshop de trabalho, desta vez voltado à participação do setor produtivo da cidade.

Os passos até a conclusão dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios da Amesc:
1º – Evento de lançamento, quando Unesc, Sebrae/SC e Amesc convidam a população de cada uma das 15 cidades a participar da elaboração do Plano. No mesmo dia, é lançada a consulta pública online, onde todo e qualquer cidadão pode contribuir.

2º – Após serem provocados a pensar o município para daqui a dez anos, a população participa de um workshop online, momento em que pode apresentar as suas ideias e sonhos, visando melhorias para a cidade onde habitam;

3º – Em um segundo workshop, serão ouvidos integrantes do setor produtivo para debater sob o ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda;

4º – Após estas etapas, a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc farão a entrega do documento em novembro deste ano.

Copyright © 2021.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito