Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Tigre: Tencati gostou do que viu no jogo-treino em Curitiba

"Poderia ter sido 1 a 0 para o Criciúma, ou 1 a 0 para o Athletico. Foi muito equilibrado", contou o técnico
Por Denis Luciano Curitiba, PR, 06/02/2022 - 12:40 Atualizado em 06/02/2022 - 13:03
Tigre e Athletico ficaram no 0 a 0 / Fotos: Celso da Luz / Criciúma EC
Tigre e Athletico ficaram no 0 a 0 / Fotos: Celso da Luz / Criciúma EC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O empate em 0 a 0 contra o Athletico Paranaense em jogo-treino na manhã deste domingo (6) em Curitiba agradou e muito ao técnico Cláudio Tencati. "Muito positivo, um enfrentamento com equipe de nível, da elite do futebol brasileiro, que vai disputar a Recopa. A nossa equipe se comportou bem. O Athletico nos envolveu nos primeiros 15 minutos, mas nos defendemos bem. Depois disso criamos, promovemos nosso jogo, assentamos na partida", comentou.

O Criciúma volta a campo no próximo sábado (12), às 16 horas, contra o Glória de Vacaria (RS) no CT Antenor Angeloni. A atividade será aberta à imprensa e também a 350 torcedores.

O jogo-treino

O técnico do Criciúma citou que houve momentos de vantagem em campo no CT do Caju, em Curitiba. "A partir dos 25 a 30 do primeiro tempo até equilibramos e fomos melhores em alguns momentos, buscando finalizações e bolas paradas", citou. Tencati buscou manter a escalação do time-base por um bom tempo. "Mantivemos a mesma equipe para iniciar o segundo tempo, com jogo igual e participativo. Não estava só se defendendo como no início do primeiro tempo", registrou.

Daí vieram as necessárias mudanças. "Com as mudanças apertamos mais a saída de bola. Criamos muita transição e jogadas de transição, aumentamos o volume de chutes, mais chegada, geramos mais faltas, esse contexto tornou o jogo equilibrado", detalhou. "Poderia ser 1 a 0 para o Criciúma e 1 a 0 para o Athletico, as duas equipes tiveram chances", argumentou.

Tencati promoveu variações táticas ao longo da partida, que teve duração de dois tempos de 50 minutos. "As trocas, saímos do 4-2-3-1, fomos para o 4-4-2, depois para um 3-4-3, a equipe se manteve equilibrada e pressionamos muito a saída de bola do Athletico no 3-4-3. Gostei das saídas táticas", relatou. Para o técnico, a partida "nos deu referência positiva também pela inatividade de muito tempo de alguns jogadores".

A postura da defesa

O time tricolor começou o jogo-treino com Gustavo, Claudinho, Wellington Tim, Rodrigo e Guilherme, Rômulo, Arilson, Renan Bressan e Fellipe Mateus, Rafael Bilu e Tiago Marques. Questionado sobre o comportamento da defesa, que teve mudanças posteriores como a entrada de Zé Carlos na zaga, Tencati elogiou.

"Foi muito positiva. O sistema defensivo envolveu os laterais, o Guilherme da base que entrou bem, organizado e obediente. Falta personalidade ofensiva mas é normal, em função da idade, mas na fase defensiva teve um comportamento muito bom", analisou, elogiando o desempenho do jovem lateral esquerdo Guilherme. "Como foi a dupla de zaga, a sustentação do Gustavo, do Claudinho que foi muito bem. A linha de quatro foi obediente como os dois volantes também, exercemos um processo defensivo seguro e que gerou possibilidades de tomar a bola", emendou.

Sobre os estreantes

Indagado a respeito do desempenho dos recém contratados Rômulo, Renan Bressan e Tiago Marques, Tencati preferiu não individualizar a análise. "Nem vou individualizar. Cada um, em seu setor, ofereceu o que a gente tinha de expectativa. Eles atuaram muito bem, atuações regulares por conta também do propósito, estamos ajustando a equipe e isso vai demorar, por isso três amistosos", comentou. "A sintonia e a individualidade vão aumentar até chegar o jogo da Copa do Brasil", garantiu.

O foco está no próximo dia 24, quando o Tigre visitará o Nova Iguaçu no Rio de Janeiro pela primeira fase da Copa do Brasil. "A expectativa do que pode render foi muito positiva, esses jogadores nos deram referências positivas", destacou.

O aproveitamento de jovens como Daniel, Rodrigo Souza, João Varolo e Brandão também foi enfatizado. "A gente percebe um acanhamento, mas é da idade. Jogaram pouco no profissional, quando cai aqui diante de um Athletico sente um pouco, não estão adaptados mas se soltaram ao longo do jogo", observou. "Não comprometeram. O que falta é mais ousadia, ter mais personalidade, de atacar mais, ser mais agressivo. Mas é treinamento, é pegar o perfil do elenco para eles se soltarem mais ainda, mas é gradativo", detalhou.

Renan Bressan, um dos estreantes

Tencati deixou um sinal positivo sobre o aproveitamento futuro dos jovens trazidos das categorias de base. "Estou satisfeito com o comportamento deles. Eles produziram, e os amistosos em casa, com o torcedor e imprensa, verão que os meninos estão em evolução", argumentou.

Criciúma teve seis finalizações

"Ganhar sempre é bom, seria bom demais ganhar aqui, pelo nível do Athletico", comentou Tencati. "Ao mesmo tempo em que enfrentamos um time de alto nível tem o receio também de perder e criar problemas. Mas a equipe foi segura, organizada, produziu, as finalizações foram 8 deles contra 6 nossas", sublinhou.

O técnico tricolor relacionou o bom aproveitamento de situações como escanteios e faltas, com a equipe procurando o jogo. "Batemos vários escanteios, faltas laterais, tivemos boas construções. Foi extremamente positivo, fico contente, podemos evoluir mais mas já dá aquela segurança e confiança para construir uma equipe cada vez mais forte a cada treino e a cada jogo", disse.

A semana

A delegação volta de Curitiba nesta tarde e o elenco retoma os trabalhos na tarde desta segunda-feira (7). "A gente se reapresenta segunda à tarde, a gente já define a semana toda de preparação. Intensificamos a parte tática, saímos da parte física com ênfase em três semanas e agora a prioridade é para o tático", contou Tencati. 

No próximo sábado, às 16h, tem o teste contra o Glória, que é da Série B do Campeonato Gaúcho e foi, recentemente, campeão da Copa FGF, garantindo vaga na Copa do Brasil. "A tendência dos jogadores é entender o modelo de jogo, as ações, melhorar a sintonia das participações do jogo coletivo. Isso vai crescendo e esperamos que continue assim", finalizou Tencati.

Ouça a entrevista do técnico do Criciúma no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito