Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Tigre tem retrospecto positivo contra paulistas na Copa do Brasil

Dos 11 confrontos contra equipes de São Paulo, Criciúma avançou oito vezes e foi eliminado em três
Por Heitor Araujo Criciúma, SC, 17/03/2021 - 16:32 Atualizado em 17/03/2021 - 16:32
Tigre eliminou o São Paulo em 1990 e encontrou o Tricolor Paulista na Libertadores dois anos depois (Foto: Arquivo / Divulgação)
Tigre eliminou o São Paulo em 1990 e encontrou o Tricolor Paulista na Libertadores dois anos depois (Foto: Arquivo / Divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Criciúma tem vantagem sobre os paulistas na Copa do Brasil. Das 20 participações do clube na competição, em dez edições teve pela frente adversários de São Paulo, totalizando 11 confrontos de mata-mata. Desses 11, o Tigre levou a melhor em oito e foi eliminado em apenas três oportunidades. Dos 17 jogos contra paulistas, teve oito vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Nesta edição de 2021, tem pela frente o Marília, da Série A-3 do Paulistão (terceira divisão) e estreante na Copa do Brasil.

Esta é a quinta edição consecutiva que o Criciúma terá pela frente uma equipe de São Paulo. Nos quatro confrontos anteriores, avançou em três e foi eliminado em apenas um, o último, contra o Santo André, na primeira fase da Copa do Brasil de 2020, por uma goleada de 4 x 1 no estádio Bruno José Daniel, no ABC Paulista. 

Quando avançou nestas últimas temporadas, o Tigre passou sufoco; em 2017 venceu o mesmo Santo André, no mesmo estádio, pelo placar de 1 x 0. No ano seguinte, ainda no ABC Paulista, mas em São Caetano, usou a vantagem de empate concedida ao visitante, 1 x 1 no Anacleto Campanella. Ambos os confrontos foram pela primeira fase da competição. Em 2019, precisou dos pênaltis para eliminar o Oeste na segunda fase, com empate em 0 x 0 no estádio Heriberto Hülse. Nesse ano, as duas equipes estavam na Série B do Brasileirão.

Na primeira participação do Tigre na Copa do Brasil, quando foi semifinalista em 1990, veio o primeiro confronto contra paulistas: o São Paulo, nas quartas de final. Foram dois jogos contra o Tricolor Paulista: vitória por 2 x 0 no Majestoso e derrota por 1 x 0 no Morumbi. 

A primeira eliminação para um paulista veio em 2002, na segunda vez que cruzou com uma equipe daquele estado na competição: contra a Portuguesa, que estava na Série A do Brasileirão nesta época em que o Tigre viria a ser campeão da Série B. Nos duelos, uma  vitória para cada lado: 3 x 2 no Majestoso para o Tigre e 1 x 0 no Canindé para a Lusa, que passou por ter feito mais gols fora de casa.

O adversário mais frágil de São Paulo enfrentado pelo Tigre na Copa do Brasil foi o Noroeste, em 2013: o clube disputava a Série A-2 Paulista. Fora de casa, o Criciúma, então na Série A nacional, empatou sem gols e avançou com vitória por 3 x 0 no Majestoso.

Em 2021, o Tigre na Série C tem uma disparidade com o Marília, sem divisão nacional e na Série A-3 de São Paulo. No entanto, a temporada dos clubes tem lastros distintos: o Criciúma perdeu duas e empatou uma no Catarinense, competição na qual é lanterna, enquanto o Mac tem duas vitórias e um empate, ocupando a vice-liderança da terceirona estadual. 

Tigre contra Paulistas na Copa do Brasil*

1990 - eliminou o São Paulo nas quartas de final
Criciúma 2 x 0 São Paulo - Heriberto Hülse
São Paulo 1 x 0 Criciúma - Morumbi

2002 - eliminado pela Portuguesa na segunda fase
Criciúma 3 x 2 Portuguesa - Heriberto Hülse
Portuguesa 1 x 0 Criciúma - Canindé

2003 - eliminado pelo Palmeiras na segunda fase
Criciúma 1 x 1 Palmeiras - Heriberto Hülse
Palmeiras 2 x 1 Criciúma - Parque Antártica

2006 - eliminou o São Caetano na segunda fase
São Caetano 4 x 1 Criciúma - Anacleto Campanella
Criciúma 4 x 0 São Caetano - Heriberto Hülse

2013 - eliminou Noroeste e São Bernardo nas duas primeiras fases
Noroeste 0 x 0 Criciúma - Alfredão
Criciúma 3 x 0 Noroeste - Heriberto Hülse

São Bernardo 1 x 1 Criciúma - Primeirão
Criciúma 3 x 1 São Bernardo - Herbierto Hülse

2015 - eliminou o Bragantino na segunda fase
Bragantino 0 x 3 Criciúma - Nabi Abi Chedid

2017 - eliminou o Santo André na primeira fase
Santo André 0 x 1 Criciúma - Bruno José Daniel

2018 - eliminou o São Caetano na primeira fase
São Caetano 1 x 1 Criciúma - Anacleto Campanella

2019 - eliminou o Oeste na segunda fase
Criciúma 0 x 0 Oeste - Heriberto Hülse 

2020 - eliminado pelo Santo André na primeira fase 
Santo André 4 x 1 Criciúma - Bruno José Daniel

*informações do site meutimenarede.com.br

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito