Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“Tenho que levar em conta mais a ciência do que o achismo”, diz prefeito de Florianópolis

Gean Loureiro decretou alongamento da quarentena para até o dia 8 de abril
Por Paulo Monteiro Florianópolis - SC, 28/03/2020 - 11:26 Atualizado em 28/03/2020 - 13:45
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na contramão do novo decreto do governador Carlos Moisés, que define o retorno das atividades comerciais a partir da próxima quarta-feira, 1, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, optou por estender a quarentena até o dia 8 de abril no município. A ação tem como objetivo a extensão do isolamento para que mais testes sejam feitos em casos ainda considerados suspeitos no município.

“Minhas decisões em Florianópolis são sempre tomadas com dados técnicos e não com decisões políticas. Tenho que levar em conta mas a ciência do que o achismo”, pontuou Gean Loureiro.

A estratégia de combate e prevenção ao coronavírus do município até então tem sido a identificação dos casos suspeitos, seguido do isolamento e do teste de avaliação - quando negativo, as pessoas são liberadas, quando positivo, são mantidas em isolamento. A decisão de manter em o município em quarentena e os comércios fechados vem justamente para que dê tempo de fazer boa parte dos testes antes do povo voltar às ruas.

“Como ainda não concluímos a compra dos testes e ainda não temos equipamentos de proteção individual o suficiente, resolvemos postergar por mais uma semana. A partir do dia 8, já com uma estrutura maior, evitando a relação de contágio chegar no pico maior”, declarou Gean.

O prefeito ressalta a difícil situação das empresas e das entidades autônomas que não suportam por muito mais tempo a paralisação, mas afirma que o governo está trabalhando no intermediário entre saúde e economia - mesmo que coloque a saúde em primeiro lugar. Além disso, as ações preventivas são feitas com o intuito de que garantir a estabilidade do sistema de saúde que, se colapsado devido a um grande número de casos necessitados de internação, podem acarretar na morte de pessoas com outros problemas se não o COVID-19.

“Nesse momento a economia a gente pode recuperar. Pode demorar, muita gente pode perder o emprego, mas as mortes a gente não consegue recuperar mais. Nesse sentido, Florianópolis vem sendo muito disciplinar”, concluiu o prefeito.
 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito