Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

"Temos que olhar para o passado, viver o presente para enxergar o futuro", as visões de Neném do Abimar no Nomes & Marcas

Empresário conta as histórias de superação desde o pequeno armazém na comunidade de Faxinal até se transformar em um dos maiores supermercados da região
Por Marciano Bortolin Balneário Rincão, SC, 12/12/2020 - 12:57 Atualizado em 12/12/2020 - 13:23
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em 2002 o medo se abateu sobre Custódio Abílio da Silva, o Neném do Abimar. O temor era por não conseguir cumprir com os compromissos e muitas vezes a vontade de reduzir de duas para uma loja surgia entre as lágrimas solitárias em seu escritório.

Mas veio de Donizete, o irmão e sócio, a força para continuar. “Teve dias que liguei para o meu irmão e disse que não íamos conseguir pagar as contas. Tem momentos que é difícil. Graças a Deus temos credibilidade e os fornecedores arrolavam a dívida para outra semana. Eu falava em vender a loja da Içara, voltar para a Pedreira porque não podemos dar decepção aos nossos pais, porque foram eles que nos projetaram para este projetos. Teve momentos no escritório de eu chorava sozinho e falava o que seria de nós. Fiz promessas, já paguei porque fui abençoado. Teve momentos tristes. O Donizete dizia ‘calma que nós vamos dar volta nesta situação’, e Deus foi abençoando e as portas foram se abrindo”, lembra.

E eles superaram! Hoje, além das duas lojas da época - uma no bairro Pedreiras, no Balneário Rincão e outra em Içara - a rede Abimar de supermercados também expandiu para Araranguá e já conta com 470 colaboradores.
As histórias de superação de desafios como este foram contatos por Neném em entrevista ao Programa Nomes & Marcas da Rádio Som Maior. O Abimar começou com um pequeno armazém do pai que vendia de tudo, desde o arroz, embalava para o cliente, até a cachaça para as pessoas que iam no balcão para encerrar aquele dia na agricultura. Aprendi a embrulhar o arroz, aquele papelzinho que tu vai enrolando, enrolando e enrolando e o pacote termina em meia lua”, comenta.

Os pais, uma professora e um agricultor precisavam se desdobrar para manter o pequeno comércio aberto. “O pai e a mãe com muita dedicação. O pai trabalhava até meio dia na agricultura, depois no balcão para a mãe dar aula”, conta.
O armazém ficava na comunidade de Faxinal, em Içara, mas com o tempo eles precisaram se mudar, uma decisão acertada do pai de Neném. “Daí chegou uma hora que as pessoas começaram a ir embora do Faxinal e o meu pai tinha só a quarta série, mas uma sabedoria vibrante e disse que estava na hora de mudar a caminhada e ir para o Bairro Pedreiras, onde estava começando o loteamento e os nossos filhos vão ter oportunidade de trabalhar. Então ele comprou um lote e fez o supermercado. Eu, a mãe, o pai e os irmãos. Foi ali que surgiu o Abimar. Depois de um tempo o pai e a mãe começaram a deixar a gente tocar o negócio e chegou a hora de homenageá-los, surgiu a ideia de unir o Abílio, nome do pai e o Maria, nome da mãe e surgiu o Abimar. Até hoje, graças a Deus, é um nome abençoado”, diz.

Assista o Programa Nomes & Marcas:

 

Entre as fórmulas para o sucesso da empresa está o investimento nos colaboradores. “Eles se sentem bem em trabalhar com a gente. A gente passa por eles, cumprimenta, dá atenção. Quando eles têm dificuldade, têm coragem de conversar com a gente. Também temos qualidade no produto e um bom preço”, fala.

Na entrevista, Neném revelou que o bairro Pedreiras, onde tudo começou no fim da década de 1970, ganhará uma nova loja. “Vamos começar no ano que vem uma nova loja no Balneário Rincão. Pensamos que começamos no bairro Pedreiras com uma loja de 170 metros quadrados, fomos acolhidos e agora queremos devolver este carinho”, conclui.

Confira o Programa Nomes & Marcas deste fim de semana na íntegra:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito