Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Tem reforço na bancada feminina em Criciúma

Pelos próximos 90 dias, a suplente Solange Barp será vereadora no lugar de Julio Colombo
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 28/04/2020 - 17:10 Atualizado em 28/04/2020 - 17:16
Solange com Julio e Tita / Divulgação
Solange com Julio e Tita / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na eleição de 2016, ele pertencia ao PSB. Ela, ao PSD. Ele foi o quarto eleito da coligação, atrás dos pessedistas Salésio Lima, Camila Nascimento e Zairo Casagrande (este hoje no PDT). Ela, pelo PSD, foi a primeira suplente, quinta mais votada da nominata. Por menos de 200 votos, Julio Colombo ganhou a cadeira de Solange Barp. Na tarde desta terça-feira, 28, quase três anos e meio depois, os dois se encontraram na Câmara para um troca-troca. Por 90 dias, saiu Julio, entrou Solange.

"Hoje somos vereadores do PL, e a Solange terá essa oportunidade de ser vereadora por 90 dias", confirmou Colombo, que pediu a licença. "Licença sem remuneração", fez questão de frisar o parlamentar, que em março migrou do PSB para o PL. 

Em 2016, Julio elegeu-se com 2.020 votos. Solange, a suplente, fez 1.843. Foi a terceira mais votada entre os não eleitos à Câmara. Agora, tem sua primeira oportunidade de exercer o mandato. Com Solange, agora são três mulheres na Câmara de Criciúma: ela se soma às vereadoras Geovana Benedet Zanette (PSDB) e Camila Nascimento (PSD).

A oportunidade

"Já me chamaram umas duas ou três vezes para assumir. Mas ficar lá um mês?", indagava Solange em entrevista ao 4oito em maio de 2019, sem demonstrar muita empolgação com a possibilidade de ser vereadora por um período de licença de algum dos titulares. Logo na abertura da sessão desta terça, o presidente da Câmara, vereador Tita Beloli (PSDB), fez uma saudação à vereadora Solange e ao titular da cadeira e agora licenciado, Julio Colombo. O ato de posse de Solange foi realizado na tarde desta terça, na sala da presidência do Legislativo.

Ser prefeita

Na mesma entrevista 4oito há cerca de um ano, Solange revelava uma intenção: de concorrer a prefeita. "Tenho a experiência no Executivo, o conhecimento da máquina legislativa, uma visão da cidade e sou mulher. Nesses tempos de renovação na política, são fatores importantes", disse, em maio de 2019. Ela apontava, porém, entender a conjuntura de seu partido à época, o PSD, que detém o vice-prefeito Ricardo Fabris, e possui estreita sintonia com o prefeito Clésio Salvaro (PSDB), o que dificultaria uma pré-candidatura pessedista ao Paço.

Agora, Solange está cotada para compor a nominata do PL à prefeitura, em caso de chapa pura do partido. Ela seria a alternativa para ser vice da candidata já lançada, a advogada e jornalista Julia Zanatta.

Confira também - Solange Barp quer concorrer a prefeita

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito