Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Tem Coop, um novo espaço para tratar de finanças

Espaço semanal estreou nesta segunda-feira no Programa Adelor Lessa, com a jornalista Giovana Pedroso
Por Redação Criciúma, SC, 09/03/2020 - 14:55 Atualizado em 09/03/2020 - 19:39
Giovana Pedroso recebeu o professor Abel Correa na primeira edição do programa
Giovana Pedroso recebeu o professor Abel Correa na primeira edição do programa

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O primeiro Tem Coop - quadro semanal que estreou nesta segunda-feira, 9, no Programa Adelor Lessa - começou chamando a atenção de quem já é associado a cooperativas financeiras. Várias delas anunciaram que não cobrarão a tarifa adicional de 0,25% ao mês para associados com mais de R$ 500 de limite no cheque especial. Esse valor opcional pode ser aplicado segundo as novas regras da resolução nº 4.765, do Banco Central do Brasil. Elas estão em vigor há dois meses para novas contas de todas as instituições financeiras do país. A mesma norma também limita a cobrança de até 8% ao mês para uso do produto. “Quem é associado deve perguntar na sua cooperativa se ela está cobrando a tarifa adicional ou não, pois essa pode ser mais uma vantagem desse modelo de instituição financeira. Lembrando que a partir de junho, a medida valerá também para contas antigas”, explica Giovana Pedroso, jornalista, especialista em gestão de cooperativas de crédito e apresentadora do programa.

Por falar em cooperativas financeiras, a jornalista trouxe ainda informações da agência de Ciência de Dados Top Digital, que divulgou na última semana o ranking dos bancos brasileiros com mais presença nas redes sociais. A lista mostrou que os bancos cooperativos estão ganhando espaço também no ambiente virtual. 

Segundo o ranking, as marcas Sicoob e Sicredi ficaram entre as dez mais bem posicionadas. Mas aí você deve estar se perguntando: como assim, cooperativa pode ter banco? Por isso o primeiro Tem Coop entrevistou Abel Correa, professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense, a Unesc. Na conversa, ele esclareceu alguns “mitos” que envolvem o cooperativismo.

O professor começou explicando que este modelo socioeconômico é expressivo no Brasil e no mundo, em todas as áreas. “O cooperativismo está presente em 150 países do mundo. Só aqui no Brasil são mais de 6 mil cooperativas e 14 milhões de cooperados, gerando quase 500 mil empregos. Mas o desconhecimento é grande! A cada 10 pessoas, 4 apenas conhecem o movimento”, explicou Correa. 

Cooperativa não é só para agricultor

O primeiro mito trazido pela jornalista Giovana Pedroso foi: o cooperativismo é modelo de trabalho e organização apenas para agricultores? Em sua explicação, o professor desmentiu essa crença, trazendo presente os sete ramos estabelecidos pela Organização das Cooperativas Brasileiras. São eles os de infraestrutura, consumo, produção de bens e de serviços, transporte, saúde, agropecuário e crédito. 

Outra dúvida presente, principalmente no segmento financeiro, é a de que as cooperativas atendem apenas alguns segmentos específicos da sociedade. Na conversa, o professor entrevistado esclareceu que as cooperativas financeiras atuam, desde 2003, sob a resolução que autoriza a livre admissão de associados, permitindo que elas atuem com todos os públicos, contanto que a assembleia e o Banco Central assim autorizem. Falando ainda desse segmento cooperativista, vale esclarecer que desde 1995 as cooperativas financeiras podem constituir bancos cooperativos para dar-lhes acesso ao mercado financeiro. 

Olho no cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser um vilão das finanças pessoais para quem não sabe usá-lo, mas também pode ser um aliado do consumidor que adota o hábito de monitorar e controlar as compras, analisando o extrato desse produto. Sem contar que o cartão é uma ferramenta incrível pra quem gosta de viajar. Com ele é possível acumular milhas e trocar por passagens aéreas, ter acesso a salas vip em aeroportos, seguros de viagem, franquia de bagagem despachada...

Mas não são todos os cartões de crédito que possuem essas funcionalidades. Por isso, anualmente o conceituado site de viagens “Melhores Destinos” divulga um ranking que considera os melhores cartões para viajar, considerando três aspectos: acúmulo de pontos, benefícios de viagem e custo da anuidade.

O Tem Coop desta segunda-feira, 16, trouxe essa informação porque as cooperativas financeiras estão mais presentes do que nunca nesse ranking dos top 10 melhores cartões de crédito do Brasil em 2020.

Os cartões Uniprime Mastercard Black (cooperativa financeira do norte do Paraná, com rede de agências concentradas principalmente no Paraná e em São Paulo), Sicredi Mastercard Black e Sicoob Mastercard Merit, ocupam respectivamente, o segundo, terceiro e quarto lugar na relação. “Então fique atento, porque se você viaja, esse pode ser mais um diferencial pra facilitar a sua vida e esses do ranking são disponibilizados exclusivamente a associados das cooperativas financeiras”, alertou Giovana Pedroso.

O quadro Tem Coop vai ao ar todas as segundas-feiras no Programa Adelor Lessa. O programete pretende aproximar o tema cooperativista da sociedade, mostrando os benefícios gerados por ele e como é possível pagar menos e ganhar mais por meio desse modelo socioeconômico.

Ouça a edição número 1 do programa no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito