Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Tem Coop: distribuição bilionária de sobras em Santa Catarina

A força das cooperativas agropecuárias esteve em destaque em mais uma edição do quadro, no Programa Adelor Lessa
Por Redação Criciúma, SC, 08/06/2020 - 09:14
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em um momento que toda injeção de novos recursos na economia é bem-vinda, as cooperativas de todo o estado distribuíram, nos primeiros meses deste ano, aproximadamente R$ 1 bilhão de reais aos associados por causa dos resultados obtidos em 2019. Os dados são da Organização das Cooperativas Catarinenses, a Ocesc. Esse valor corresponde às conhecidas sobras, que é como é chamado o lucro produzido pelo trabalho dessas instituições. Essa foi uma das informações do quadro "Tem Coop" desta segunda-feira, 08, que abordou ainda como operam as cooperativas do ramo agropecuário.

Está no campo a responsabilidade por uma parcela generosa da geração de resultados do cooperativismo catarinense. Para Vanir Zanatta, presidente da Cooperativa Agroindustrial Cooperja, com sede em Jacinto Machado, a diversificação é um pilar importante deste modelo de negócios coletivo. "A Cooperja nasceu em 1969 para solucionar os problemas da aquisição de insumos, além de armazenar e comercializar a produção de arroz, feijão e outros grãos. Embora o arroz siga sendo o carro chefe, incluindo o seu beneficiamento, hoje nós trabalhamos com maracujá, banana, pitaya e temos supermercados e lojas agropecuárias. Diversificar é fundamental porque quando uma cultura tem problema, as outras atividades têm capacidade de sustentar a empresa", explica Zanatta, que complementa. "Essa também é uma recomendação dada pela cooperativa aos seus associados".

De acordo com o presidente da cooperativa, algumas das principais vantagens para o produtor rural que é sócio, além de integrar uma ampla rede de compra, armazenagem e beneficiamento da produção, estão na assistência técnica e na distribuição de resultados.  "O agricultor, após admissão feita pelo Conselho de Administração, participa com direito a voto e usufrui de assistência especializada. Os agrônomos e técnicos vão até as propriedades, e ajudam a construir um plano de negócios. Eles apontam como fazer a área render mais. Além disso, as sobras por meio da devolução do capital social são grandes diferenciais", acrescenta o dirigente.

O quadro Tem Coop vai ao ar todas as segundas-feiras, no Programa Adelor Lessa, às 8h50min. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito