Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Tem Coop: Até o organizado tem que rever orçamento

Em mais uma edição do espaço de dicas e informações, especialista da Fundação Sicredi participou
Por Redação Criciúma, SC, 01/06/2020 - 10:10 Atualizado em 01/06/2020 - 10:12
Everton Lopes no Tem Coop desta segunda, na Som Maior / Divulgação
Everton Lopes no Tem Coop desta segunda, na Som Maior / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Entender sobre planejamento financeiro, produtos e serviços bancários, pra fazer escolhas mais bem informadas já era uma necessidade antes da crise. Agora então, nem se fala. Para cooperar com quem precisa rever o orçamento doméstico ou da empresa neste momento, o quadro Tem Coop entrevistou nesta segunda-feira, 1, o especialista em educação financeira da Fundação Sicredi, Everton Lopes.

De acordo com o economista, nas situações mais graves como a perda ou a queda expressiva de renda somada à ausência de reserva de emergência, é preciso começar com o básico. "Coloque no papel, de um lado as receitas, por menores que sejam, e do outro as despesas. Ao visualizar esse cenário com clareza e enxergando que as entradas são menores que as saídas, comece a cortar. Lembre-se: é orçamento de guerra, e todo o supérfluo precisa ser eliminado", explica Lopes.

Mesmo nos casos que o orçamento não tenha sido impactado pela crise, o educador financeiro alerta que é preciso rever. "Será que o núcleo familiar, ainda que organizado, tem uma reserva financeira para emergências? Estamos em um novo normal. A forma como vivíamos antes da pandemia não é a mesma maneira como viveremos após ela. Então, para todos os casos, eu recomendo rever", afirma ele. Lopes acrescenta que as grandes vilãs do orçamento são as pequenas despesas. "Hábitos são repetições diárias. Por isso é importante verificar dentro da relação de despesas e receitas, aqueles pequenos gastos que são resultados de práticas quase inconscientes".

Quando o assunto é o planejamento financeiro das pequenas empresas em tempo de pandemia, com vários setores sendo drasticamente afetados, o entrevistado alerta que o olhar do empresário não pode estar direcionado apenas à baixa nas receitas. "A gestão das despesas precisa ser extremamente equilibrada neste momento. Reveja custos, renegocie com fornecedores e não esqueça jamais que o orçamento pessoal e o da empresa precisam ser separados. Afinal, este momento vai passar e o seu negócio precisa seguir de pé", finaliza Lopes.

O Temp Coop tem apresentação da jornalista Giovana Pedroso e vai ao ar todas as segundas-feiras no Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior. Ouça a entrevista no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito