Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Tecnologia nas ruas: para cada viatura, uma câmera

Novo investimento da PM sai do papel a partir de setembro na região de Criciúma
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 21/08/2019 - 18:01 Atualizado em 21/08/2019 - 18:03
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Para cada viatura em atuação nas ruas, uma câmera. A nova realidade da Polícia Militar de Santa Catarina - a primeira do Brasil a massificar o investimento - está chegando à 6ª Região da Polícia Militar (RPM). É o projeto Câmeras Policiais Individuais, que está saindo do papel. "Estamos em fase final de treinamento dos nossos homens em Criciúma, nos próximos dias avançamos para outros municípios e no começo de setembro essa tecnologia estará nas ruas", comemora o comandante da 6ª RPM, coronel Cosme Manique Barreto.

Em horários de maior volume de atendimentos, a PM chega a manter 60 viaturas nas ruas dos municípios da região. "Para cada, haverá uma câmera, que estará interligada ao tablet da viatura. Quando o PM entra em serviço, faz o login. Quando abre uma ocorrência, ela liga automaticamente. O policial vai anunciar às pessoas envolvidas na ocorrência que uma gravação está sendo feita", destaca. O equipamento será desligado automaticamente assim que o sistema constatar a conclusão da ocorrência. As câmeras contam com capacidade de 16 horas de carga e podem filmar até 12 horas consecutivas.

Eis os equipamentos que vão acompanhar os PMs nas ruas

"Todo o desenrolar será filmado, desde o deslocamento, o flagrante até a delegacia. Será uma ferramenta muito importante para qualificar o atendimento e servirá de prova para o PM ou para a outra parte em caso de conflitos", explica o comandante. "Todo o conteúdo poderá ser checado a qualquer momento. E servirá de defesa aos PMs que são alvos de acusações infundadas durante as audiências de custódia", refere. "Essas imagens estarão ligadas ao banco de dados da Promotoria e do Judiciário, que poderão busca-las durante a audiência, se o preso alegar algo, será possível checar no ato", sublinha.

Concluído o turno de serviço, caberá ao policial que levou consigo o equipamento fazer o descarregamento da câmera, lançando as imagens no sistema da Polícia Militar, que conta com ampla capacidade de armazenamento. "O sistema vai classificar a gravidade das ocorrências e será muito difícil perder uma imagem. Só se a câmera apresentar problemas", destaca Manique Barreto.

Confira também - Câmeras individuais passam a integrar serviço da PM

Em nível de Santa Catarina, são 2.425 câmeras que custaram mais de R$ 3 milhões. Elas serão fixadas no uniforme dos PMs. A aquisição foi feita em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).“Com a idealização das Câmeras Policiais Individuais, estaremos dando um passo para o fortalecimento na segurança jurídica do Estado. Presenciaremos o que de fato aconteceu. Demonstraremos a sociedade o quão bem treinado são os nossos homens. Com mais esta inovação tecnológica, nós estaremos na rua, presentes e protegendo ainda mais a povo catarinense”, finalizou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito