Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Tecnologia aliada à preservação do meio ambiente

Desde quinta-feira a comunidade de Morro da Fumaça passou a ter acesso ao aplicativo Rever
Por Redação Morro da Fumaça - SC, 21/09/2019 - 12:36
(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

A tecnologia passa a ser aliada da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf), na realização de atividades de educação ambiental, coleta seletiva e denúncias de crimes ambientais. Todas estas ações estão disponíveis na palma da mão dos fumacenses que têm à disposição o aplicativo Rever. A ferramenta foi apresentada durante a 6ª edição da Feira do Livro e pode ser baixado de forma gratuita para os sistemas IOS e Android.

Sócio fundador da empresa Appso Tecnologia, que desenvolveu a plataforma, Fabrício Cardoso de Jesus, explica que existem três funcionalidades: lembrete avisando o dia da coleta seletiva em cada bairro, mural de divulgação de informativos e a possibilidade da população  fazer denúncias. "Consiste em uma aplicativo para a Prefeitura fazer gestão e a comunicação com o cidadão. A primeira coisa ao baixar o programa é definir o bairro onde mora e, com base nisso, a pessoa passará a receber os lembretes de coleta de lixo, as informações do mural, entre outros", destaca Cardoso, acrescentando que esta é uma forma de aproximar ainda mais o poder público da população. "É uma forma moderna da comunidade entrar em contato com o governo, se tornando assim uma aliada na gestão ambiental", diz.

Além de Morro da Fumaça, Criciúma e Içara também já utilizam a ferramenta. "Este aplicativo vai proporcionar ainda mais ações, aproximando população e governo, nos possibilitando alcançar situações pontuais. Através do Rever, os fumacenses receberão informações relacionadas a seus bairros e terão oportunidade de atuar como cidadãos de forma efetiva. Temos 17 mil habitantes, ou seja 17 mil fiscais ambientais que vão poder bater foto de lotes que precisam ser limpos, poluição, entre outros e ainda acompanhar o andamento da denúncia", enfatiza o diretor presidente da Fumaf, Natan de Souza.

Banco Social

Outra vantagem do aplicativo é o Banco Social, que encurtará a distância entre aquelas pessoas que necessitam de doações daqueles que têm algo para doar. "Aquele sofá, aquele material de construção, roupas, ou qualquer outro material disponível para doação poderá ser disponibilizado por meio do aplicativo. Basta a pessoa bater foto e enviar pelo aplicativo. Estas doações chegaram ao conhecimento do Departamento de Assistência Social  que irá procurar pessoas que necessitam para fazer a entrega. Isso também tem tudo a ver com sustentabilidade", enfatiza Souza.

O prefeito Noi Coral ressalta o uso da tecnologia como aliada à melhoria de vida da comunidade. "A tecnologia nos dá muitas oportunidades e esta é mais uma delas. Além de informar sobre horários da coleta seletiva, as denúncias permitiram que o Município solucione várias situações de forma mais rápida, já que aproxima ainda mais os fumacenses do Governo Municipal", fala.

Mais funções

O diretor da Fumaf ainda salienta que o aplicativo será um dos meios utilizados para a divulgação da liberação do FGTS. "O Rever vai ser uma das linhas de comunicação para convocação quando tiver a liberação. Por meio dele, a Defesa Civil vai convocar as pessoas beneficiadas apresentar a documentação necessária", revela.