Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Soluções para problemas no Demoday da Unesc

PsiU, Controll Edu e Pept Nano, todas formadas por egressos e acadêmicos da Unesc foram eleitas as melhores pelos avaliadores
Por Redação Criciúma, SC, 14/04/2022 - 09:10 Atualizado em 14/04/2022 - 09:22
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Cinco minutos. Ideias inovadoras. Muito talento.  Esta foi a tônica de mais um Demoday, realizado na noite desta quarta-feira (14/04). Diante de um Auditório Ruy Hülse praticamente lotado e de uma banca de avaliadores exigente, representantes de 12 Startups do Programa de Incubação da Unesc tiveram que defender as suas ideias.

Ao final, três delas foram escolhidas as melhores da noite. Em primeiro lugar, ficou a psiU, em segundo a Controll Edu e na terceira posição a Pept Nano, todas ideias de egressos e acadêmicos da Unesc.

Demoday, do inglês significa Demonstration Day, em português, Dia da Demonstração.

As apresentações realizadas pelos incubados são chamadas de pitch, uma exposição direta e curta, com o objetivo de vender a ideia da startup para avaliadores e investidores. São cinco minutos de exposição e outros cinco para responder questionamentos como: qual o problema que eles vão resolver; qual a solução criada para resolver esse problema; como eles pretendem ganhar dinheiro com essa ideia; e quem faz parte do time capaz de fazer essa ideia dar certo. 

Duas conquistas em menos de uma semana

Esta é a segunda conquista da psiU em menos de uma semana. Na última sexta-feira (08/04), a plataforma foi vencedora no concurso do desafio Código Aberto, promovido pela rede de hotéis Laghetto e fez parte da batalha de startups dentro da programação da quinta edição da “Gramado Summit”, conferência de tecnologia e empreendedorismo que teve mais de 200 expositores, 150 palestrantes e 15 mil visitantes diários. “Sou egresso da Unesc e é uma satisfação imensa voltar para casa e subir nesse palco para defender a nossa ideia de uma instituição que abriu as portas, nos incentivou. A psiU é uma ideia construída dentro da Universidade, por meio de estudantes, todos membros à época da empresa júnior, mostrando a força do empreendedorismo acadêmico e dessa cultura de empreendedorismo que está começando a pulsar e muito forte dentro da universidade. Para nós é uma grande satisfação e gratificante”, comenta um dos fundadores da startup, Cassiano Carlos Farias.

A psiU foi idealizada para utilizar inteligência artificial e a gamificação na identificação de métricas que envolvem saúde física, mental, social e ambiental para mensurar a qualidade de vida dos trabalhadores de organizações. Além de Cassiano, a ideia vencedora conta com Leonay Camargo Padilha, Felipe Milani, Anderson da Rosa e Júlia Teixeira Daminelli.

Energia, força e oportunidade

As três palavras do título foram utilizadas pela Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, para descrever um pouco do que foi o Demoday e das ideias apresentadas. “Juventude é energia, força e oportunidade. O Demoday é um grande programa institucional que tende a valorizar oportunidades. Grandes ideias precisam ser encaradas como grandes oportunidades. E por falar nisso, elas precisam ser encaradas a partir daquelas pessoas que desenvolvem sensibilidade, aquelas que têm condições de observar o ambiente e enxergar aquilo que o outro não enxerga”, enfatiza.

Ainda segundo Gisele, a Unesc trabalha em prol do desenvolvimento de projetos de grande relevância. “Somos uma Universidade Comunitária e uma das 14 instituições do sistema Acafe que está distribuindo em todo o estado de Santa Catarina um grande conglomerado de instituições que trabalham em prol do desenvolvimento regional, fazendo parcerias com outras instituições de ensino do seu entorno. Estou muito feliz porque a Unesc dá oportunidades para preparar novos projetos que venham fazer com que essa região seja cada vez mais forte. É uma oportunidade de conhecer como funciona esse processo de construção,que chamamos de emancipação, voltado ao protagonismo estudantil, mas também ao protagonismo pessoal e profissional”, afirma.

De oportunidades a projetos

Gisele acrescenta que na identificação de grandes oportunidades é possível construir projetos voltados ao propósito. “Vamos tentar nos conectar e entender quais as suas ideias, para que possamos te apoiar a construir um negócio, um projeto para que no final do curso, quem sabe dizer: ‘já estou empregando pessoas e distribuindo renda’. Você talvez pode ter um grande projeto nas suas mãos e pode não ter tido a oportunidade de ter alguém ao seu lado para ajudar a ampliar o teu olhar”, acrescenta a Pró-reitora, acrescentando que um novo projeto será lançado em maio, mas não revelou qual. “Serão nove verticais e grandes temáticas e as pessoas terão acesso a grandes nomes para poder tirar do papel as suas ideias. Serão programas digitais e presenciais”, conclui.

Visibilidade

O acadêmico do curso de Engenharia de Produção da Unesc, Thiago Watanabe Furlan, é um dos fundadores da Controll Edu, segunda colocada do Demoday. 

Ele ressalta que eventos como o promovido pela Universidade são importantes para o ecossistema de startups Isso ajuda a ganhar visibilidade estadual, principalmente, com uma banca formada por pessoas de fora como Florianópolis e São Paulo. Traz muitas vezes novos investimentos para a região, para a tecnologia. É satisfatório poder apresentar a startup para uma banca qualificada e receber feedbacks em relação à empresa. É de grande valia e nos ajuda muito”, comenta.

Ainda para ele, o Demoday ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional. “É importante que os alunos se engajem. Eu sou o exemplo que dá para fazer, comecei dois anos atrás  me inserindo no movimento de empresas júnior e agora estou há um ano com a empresa incubada e consegui o segundo lugar. Esta é a base para quem quer trabalhar com tecnologia, o melhor lugar para começar pelo movimento empresa júnior”, acrescenta.

Ambiente adequado

O Talent Lab é a incubadora que recebe estas pessoas que possuem boas soluções para dores identificadas. Trata-se de um ambiente adequado para que estes empreendedores se desenvolvam. “Todos são convidados para conhecer o que a gente faz. Aqui tem oportunidade para cada um colocar as suas ideias em prática. Pode ser uma ideia inicial, um pouco mais avançada, ou em qualquer que seja o estágio em que se encontra, pode encontrar na Unesc um ambiente adequado e frutífero para ela se desenvolver. Por vezes temos ideias não valorizadas por nós mesmos, mas não façam isso. Tragam para cá e conversem com a nossa equipe”, enfatiza o Gerente de Inovação da Universidade, Oscar Montedo.

Mentoria e muito trabalho até chegar ao pitch

As 12 startups participantes desta edição do Demoday permaneceram incubadas no Talent Lab, da Unesc, por um ano.

O Assessor de Inovação, Christian Engelmann, lembra que o Programa de Incubação de Ideias e Negócios da Universidade é um ambiente de partilha, de formação, de mentoria, de indicação de caminhos para que as ideias que ainda estão no início possam se desenvolver e tornarem-se negócios reais. “Uma ótima notícia é que hoje encerra-se um ciclo de incubação. Eles ocorrem a cada ano e esse evento marca, justamente, um momento híbrido, tanto de formação do ciclo anterior, ou seja, das startups que já passaram pelo Programa de Incubação quanto o momento de início dos novos incubados. Então temos uma remessa nova de incubados dentro que essa vai ser a primeira experiência de pitch dentro da incubadora de ideias e negócios”, fala.

Ajudando a transformar ideias em bons negócios

A boa notícia para quem não é acadêmico é que a incubadora da Unesc recebe todas as pessoas que têm uma boa ideia. Para isso, a instituição possui um comitê permanente de inovação. “Quem tiver interesse pode entrar em contato e agendar uma apresentação no Talent Lab. Quem quer ser empreendedor, quer ter uma startup, e tem bastante ideias engavetadas, fique de olho no formato de apresentação utilizado. Ajudamos a transformar ideias em bons negócios”, relata Engelmann.

Fizeram parte da banca avaliadora: um dos fundadores do Catarina Angels, Murillo Serrate, o diretor da Faculdade Senac Criciúma e Senac Araranguá, Alexandre Bevilacqua Meneguetti e o Top 10 mentores de startups (ABStartups), Leandro Piazza, da 49 educação.

Tags: demoday unesc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito