Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Simpósio sobre TEA reúne pesquisadores na Unesc

Evento é organizado pela Nova AMA e conta com a parceria da Universidade
Por Redação Criciúma, SC, 07/08/2019 - 21:57
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O TEA (Transtorno do Espectro Autista) estará no centro dos debates na Unesc nos dias 30 e 31 de agosto, com o 1º Simpósito Sul Catarinense sobre o assunto. Com a presença de profissionais e estudantes das áreas da saúde e da educação, pesquisadores, familiares e cuidadores de pessoas com autismo, o evento vai discutir aspectos na atenção das pessoas com TEA, como diagnóstico, avaliação, estratégias de intervenção, além da inclusão educacional e social.

Organizado pela Nova AMA (Associação de Amigos do Autista) com o apoio da Universidade e demais parceiros, o Simpósio está com inscrições abertas no link https://doity.com.br/simposiosulcatarinensetea.

Segundo a psicóloga da Nova AMA, Susana Marcolino de Souza, a ideia de reunir os envolvidos no cuidado de pessoas com TEA partiu da observação da falta de informação que ainda há sobre o transtorno. “Percebemos que há muitas dúvidas por parte dos profissionais que recebem pessoas com autismo na rede regular de ensino e na rede de saúde, além do desconhecimento da sociedade como um todo. Por isso a iniciativa de um evento com pesquisadores e especialistas em TEA e aberto para a participação de todos”, comenta.

A parceria com a Unesc para a realização do evento foi motivada, de acordo com Susana, pelas ações que professores e estudantes da Instituição realizam na Nova AMA, por meio de projetos, dos atendimentos que os alunos da associação recebem em serviços da Universidade e também pela Instituição desenvolver pesquisas sobre o TEA.

Educação, políticas públicas e direito dos autistas em debate

O Simpósio contará com palestras e mesas-redondas com temas como “Transtorno do Espectro Autista: Um ou vários autismos?”; “Avaliação, manejo e acolhimento familiar: Contribuições da Psicologia no TEA”; “Educação, políticas públicas e direito da pessoa com TEA”; e “Transtorno do Espectro Autista: Passado, presente e futuro”. Além disso, o evento contará com a apresentação do Instituto Autismo e Vida, uma ONG criada por um grupo de mães de pessoas com TEA em Porto Alegre que leva informações a pais, familiares, colaboradores e sociedade em geral, e apoio à produção de conhecimento e da defesa dos direitos dos autistas.

Entre os profissionais e pesquisadores que estarão compartilhando o conhecimento sobre o assunto, estarão a professora doutora e pesquisadora da Unesc na área do Transtorno do Espectro Autista, Cinara Ludvig Gonçalves; o médico e professor de neuropediatria, Jaime Lin; a psicóloga Eliana Gallo; a médica Louise Lapagesse de Camargo Pinto; o professor doutor da Unesc, Marco Antônio da Silva; a professora mestre da Universidade, Leila Laís Gonçalves e a médica psiquiatra Morgana Sonza Abitante, além de profissionais que atuam na Nova AMA em áreas como Pedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia.  

Saiba mais

A Nova AMA atende pessoas com autismo de diversos municípios da Amrec e da Amesc. Atualmente, possui 127 alunos, dos 2 aos 38 anos, com diversos graus de TEA. Há pessoas que frequentam a rede regular de ensino, e por isso são atendidas pela AMA duas vezes por semana. Já os alunos com grau de autismo mais grave, frequentam a instituição diariamente.

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que ocorre precocemente, com a alteração em processos importantes no desenvolvimento social, cognitivo e da comunicação. Pessoas com TEA apresentam déficits na comunicação e interação social, com pouca flexibilidade para mudanças de rotina, além de dificuldades para compartilhar emoções e integrar as diferentes percepções sensoriais. O diagnóstico ainda é clínico, o que pode muitas vezes, levar as famílias a buscarem a opinião de vários profissionais.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito