Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Siderópolis promove campanha contra a hepatite

Prefeitura e Rotary Club farão ação neste sábado na praça central
Por Redação Siderópolis, SC, 26/07/2019 - 14:01 Atualizado em 26/07/2019 - 14:12
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Governo Municipal de Siderópolis, em parceria com o Rotary Club, irá levar para a Praça da Matriz, no Centro da cidade, estratégias para reduzir os índices de hepatites virais no Julho Amarelo. O Dia Mundial de Combate é 28 de julho, e para facilitar o acesso das pessoas para o teste rápido, o setor de Vigilância Epidemiológica de Siderópolis estará na Praça neste sábado, 27, a partir das 8h30min, levando também materiais informativos e orientações sobre a doença.

A hepatite é silenciosa e ataca o fígado e acomete milhares de pessoas no mundo inteiro, a doença tem tratamento gratuito pelo SUS, sendo que o diagnóstico precoce amplia a eficácia do tratamento, com grandes chances de cura. “Sempre acreditamos e incentivamos a prevenção e nesse mês específico é muito importante que todos realizem o teste rápido e saibam se têm ou não a doença”, afirmou o prefeito, Hélio Cesa, o Alemão.

“A maior parte nem sabe que está com a doença, e como o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, queremos que todos façam o teste rápido para iniciar o tratamento”, destacou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Siderópolis, Renata de Lorenzi Dagostin. Segundo ela, os testes rápidos são ofertados em todas as Unidades de Saúde (UBSs) durante todo o ano. “Os testes além de rápidos, são seguros e gratuitos”.

Sintomas

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. A pessoa com hepatite pode ficar muito tempo sem apresentar sintomas, e quando estes aparecem podem ser cansaço, desconforto abdominal, náusea e vômito, urina escura e fezes claras, além de olhos e pele amarelados.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, no país, mais de 70% das mortes por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, seguido da Hepatite B (21,8%) e A (1,7%).

Como se proteger das hepatites B e C

 

Hepatite B:

Tome as três doses da vacina contra hepatite B;
Use preservativo e não compartilhe material de uso pessoal como: alicates de cutícula, lâminas de barbear/depilar e escovas de dente;
Tenha seu próprio kit de manicure (tesoura, alicate, espátula, lixa, etc);
Exija que todo material de tatuagem seja descartável.

 

Hepatite C:
Use preservativo e não compartilhe material de uso pessoal como: alicates de cutícula, lâminas de barbear/depilar e escovas de dente;
Tenha seu próprio kit de manicure (tesoura, alicate, espátula, lixa, etc);
Exija que todo material de tatuagem seja descartável.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito