Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sicredi lança Programa Nacional de educação financeira

Semana Nacional de Educação Financeira, que inicia nesta segunda, foi escolhida para apresentar o Programa
Por Redação Criciúma, SC, 23/11/2020 - 16:10 Atualizado em 23/11/2020 - 16:18
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com o propósito de cooperar para uma vida financeira sustentável, o Sicredi lança nacionalmente e com iniciativas regionais o seu programa de educação financeira Cooperação na Ponta do Lápis. Composto por ações planejadas de modo que atendam necessidades de jovens, crianças e adultos, a iniciativa busca levar educação financeira para as regiões em que a instituição financeira cooperativa atua, apoiando diretamente os associados e as comunidades locais.

O Programa foi criado e está sendo implementado de maneira conjunta entre as cooperativas, centrais e a Fundação Sicredi, aproveitando todo o conhecimento e experiência dos profissionais da instituição sobre o tema. Por meio de uma metodologia própria, a iniciativa fornece subsídio para nortear a realização de ações de educação financeira em toda a área de atuação do Sicredi, que hoje está presente em mais de 1,4 mil municípios em 23 estados e no Distrito Federal.

Ações no sul catarinense

Para fortalecer regionalmente o lançamento do Programa, a cooperativa Sicredi Sul SC dará continuidade nesta semana às iniciativas de Educação Financeira que vem promovendo durante o ano. “Transformamos os encontros presenciais em workshops online por causa da pandemia, mas não deixamos de levar conhecimento aos associados e à comunidade em 2020. Pelo contrário, intensificamos nossas oficinas de educação financeira como uma ferramenta para levar crescimento e contribuir para uma sociedade melhor”, explica Aloísio Westrup, presidente da Instituição.

Entre as ações de lançamento, a cooperativa está divulgando localmente a live “Precisamos Falar sobre Dinheiro”, marcada para esta segunda-feira, 23 de novembro, às 19h. Participarão da conversa o comunicador Marcos Piangers e a doutora em psicologia social Vera Rita de Mello Ferreira, que também contribui como orientadora técnica do Programa.

Já na quarta-feira, 25 de novembro, às 19h, será a vez de abordar o tema para microempreendedores individuais. O Workshop PJ MEI: o caminho da saúde financeira para o seu negócio, terá como facilitadores Ariel Vieira, gerente de agência da Sicredi Sul SC, e Valdiclei Ribeiro Luiz, que é assessor de investimentos da Instituição. O evento será direcionado aos associados e a inscrição pode ser feita no link https://bit.ly/3nNK6bn.

O público jovem é o alvo da última iniciativa da semana. O Workshop Grana, o que nunca te falaram, ocorrerá na quinta-feira, 26 de novembro, às 19h. As colaboradoras Liana Cipriano, gerente de negócios pessoa física, e Rafaela Trombim, da área de programas sociais da Sicredi Sul SC, são as responsáveis pelo conteúdo. O encontro também é exclusivo para associados e a inscrição é realizada no mesmo link https://bit.ly/3nNK6bn.

Semana ENEF

Não é de hoje que o Sicredi tem a educação financeira como uma temática fundamental. Prova disso são suas participações em edições anteriores da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que em 2020 marcará o lançamento do Programa Cooperação na Ponta do Lápis. Neste ano, o evento ocorrerá virtualmente ente os dias 23 e 29 de novembro, com o tema “Resiliência Financeira: Como atravessar a crise?”.

Números da edição de 2019 da Semana expressam a relevância do Sicredi como participante: a instituição foi responsável por 37% das ações realizadas no Brasil, impactando mais de 4,4 milhões de pessoas em todo o país. Por meio das suas mais de 100 cooperativas de crédito, realizou cerca de 5,5 mil ações em mais de 964 municípios, sendo 73% delas palestras e 22% oficinas, totalizando aproximadamente 7 mil horas de capacitações.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito