Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Serviços tributários de Criciúma permanecem suspensos

Migração de sistema está em andamento
Redação Criciúma, SC, 16/01/2024 - 09:10 Atualizado em 16/01/2024 - 10:08
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Prefeitura de Criciúma mantém suspensos os atendimentos relacionados aos sistemas tributários do município. A medida é necessária para a migração do módulo tributário, que opera em rede local e passará a funcionar na versão "cloud" (nuvem) a partir do final deste mês.

Durante o processo de migração dos dados, o atendimento à população, de forma presencial e online nos setores, sofreu alterações. Os setores que estão diretamente afetados são: Núcleo de Tributos Imobiliários, Diretoria de Desenvolvimento Econômico, e os setores de Arrecadação e Apoio Tributário, Auditoria Tributária, Dívida Ativa e Cobrança Extrajudicial e Cadastro Imobiliário. "Durante esse período, o sistema está inoperante, por isso, a emissão de boletos, guias, certidões de débitos e outros serviços continuam suspensos", esclarece o secretário municipal da Fazenda, Vagner Espíndola Rodrigues.

A emissão dos boletos para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024 também foi afetada, iniciando a partir do dia 15 de fevereiro, com vencimento da primeira parcela, ou pagamento em cota única, no dia 15 de março. "Os contribuintes podem realizar o parcelamento do IPTU em até dez vezes, com valor mínimo da parcela de R$ 150 sem acréscimos, com a última parcela vencendo em dezembro de 2024", explica a auditora fiscal da Receita Municipal, Josiani Bombazar.

Pedido de isenção do IPTU 2024

O pedido de isenção do IPTU pode ser realizado até o dia 15 de março, no setor de Arrecadação da Prefeitura de Criciúma. Conforme a Secretaria Municipal da Fazenda, o direito ao benefício de isenção é concedido aos aposentados ou pensionistas, pessoas de baixa renda ou Bolsa Família, para área da preservação, imóvel locado a igrejas ou templos de qualquer culto e imóveis que funcionam como sede de instituições de assistência às pessoas portadoras de doenças graves.

Os grupos precisam se enquadrar nos requisitos que estão na lei complementar municipal nº 305/2018, apresentando a documentação necessária para cada caso no setor de Arrecadação da prefeitura. As informações e a lista de documentos que os contribuintes devem apresentar estão todos disponíveis no site.

Confira os serviços tributários afetados pela migração de sistema:

- Parcelamento de débitos

- Expedição de "Habite-se"

- Cadastro de imóveis e de contribuintes

- Emissão de certidões de regularidade fiscal

- Expedição de licenças de construção

- Emissão de guias de ITBI, ISS Fixo, IPTU, Taxas

- Abertura de processos de isenção e de imunidade

- Consultas aos débitos tributários

- Análise de pedidos de restituições e compensações de tributos

- Liberação de regime especial

- Consultas às pendências do Simples Nacional no Município

- Análise para deferimento de solicitações de acesso aos sistemas "Fly"

- Serviços relacionados ao Cadastro Imobiliário

Colaboração: Janine Limas/Prefeitura de Criciúma

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito