Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Senado deve votar hoje emenda que favorece os mineiros

Aposentadoria cairia de 55 para 44 anos com a Reforma da Previdência
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 04/09/2019 - 09:26 Atualizado em 04/09/2019 - 11:50
(foto: arquivo 4oito)
(foto: arquivo 4oito)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Deverá ser votado hoje o texto do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que facilita a aposentadoria dos trabalhadores de minas mesmo com a Reforma da Previdência. O Programa Adelor Lessa ouviu o senador Esperidião Amin (PP), o presidente do Sindicado dos Mineiros de Criciúma e Região, Djonatan Maffei Elias, e o advogado Gilvan Francisco.

“Eu só posso trabalhar em mina depois dos 21 e não posso trabalhar depois dos 50. 36 anos é o mínimo para se aposentar, passaria a ser 43,5 pela leitura que eu faço, mas é melhor do que 55, que era o que estava no texto”, disse Amin. “Essa emenda não é o céu, mas tirou do inferno. Acabou com o limbo entre os 50 e os 55 anos, que o trabalhador ficaria desempregado”, emendou.

Para que o texto seja aprovado são necessários 49 votos dos senadores. Depois seguirá para a Câmara, onde deve ir ao primeiro turno no dia 24. “Pela alteração desse texto reduziu-se 11 anos para os mineiros, a idade mínima também foi retirada, então se o trabalhador mineiro já tiver trabalhado em alguma coisa antes do 21 anos, ele poderá utilizar estes pontos”, destacou Maffei Elias.

O texto do relator envolve outras profissões consideradas insalubres, como metalúrgicos e ceramistas, embora ainda não se tenha a definição em relação a idade para aposentadoria. “A categoria dos mineiros não pode ser considerada privilegiada. O senador Tasso fez questão de destacar isso em seu texto”, citou Gilvan.

Como ficam os metalúrgicos? 

“O metalúrgico é uma questão de interpretação, porque a atividade metalúrgica sempre esteve ligada com trabalhar junto a agentes nocivos. O policial precisa estar preparado para o confronto, mas não é o dia inteiro, enquanto o mineiro estará em confronto por 5 ou 6 horas. Então, no caso do metalúrgico eu não sei o que quer dizer agente nocivo, mas fica o direito mantido para alguma aposentadoria especial”, explicou o senador Amin.


https://soundcloud.com/sommaiorfm/adelor-lessa-aposentadoria-dos-trabalhadores-de-minas-04092019

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito