Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Seminário Internacional de Direitos Humanos acontece na Unesc

Tema desta segunda edição visa uma leitura crítica e contraegemônica dos direitos humanos
Por Redação Criciúma - SC, 20/09/2019 - 14:39
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Foram oficialmente abertos o segundo Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade e a quarta Jornada de Produção Científica em Direitos Fundamentais e Estado, na Unesc. A temática escolhida para esta edição, que conta com atividades nesta sexta-feira, 20, é "Direitos Humanos, Estado Democrático de Direito e Direitos Sociais".

O Seminário contou com 200 trabalhos inscritos, tendo todas as regiões do país representadas. Conforme o coordenador-adjunto do programa, Reginaldo de Souza Vieira, a Unesc recebeu inscrições oriundas de pesquisadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Sergipe, Ceará, Pará, Rondônia, Amapá, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, além de Portugal, México e da China.

De acordo com Reginaldo, este é um evento de extrema importância, pois problematiza importante temática no contexto nacional latino-americano. "Nosso evento faz uma leitura crítica e contraegemônica dos direitos humanos, relações estatais e do fortalecimento da democracia e das políticas públicas. É um encontro que surge a partir de uma construção interdisciplinar e da certeza de que a democracia e os direitos sociais devem ser concretizados a partir de um diálogo e de construção teórico e prática que não se atenha somente ao direito", destacou.

Para o coordenador do PPGD, Antonio Carlos Wolkmer, a abertura do segundo Seminário Internacional é um momento solene. "Temos um programa ainda jovem, mas extremamente exitoso. É um programa comprometido com a nossa realidade, com a nossa região e, acima de tudo, que traz em sua filosofia um compromisso iminentemente social. Um programa interdisciplinar, crítico e com um olhar profundamente voltado à América Latina, o que se explica através das suas duas grandes linhas de pesquisa", completou.

A conferência da noite de abertura contou com a participação do Dr. Ramiro Ávila Santamaria, da Universidad Andina Simón Bolívar (Equador) e Dr. Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais, sob comando do professor do PPGD, Gustavo Silveira Borges e do coordenador do Programa, Antonio Carlos Wolkmer. O tema do encontro foi "Teoria Crítica dos Direitos Humanos e Pensamento Descolonial".

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito