Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Seminário de Pesquisa e Planejamento de Gestão Territorial inicia na Unesc

Primeiro dia de evento contou com apresentações de trabalhos científicos e palestra
Por Redação Criciúma, SC, 11/09/2019 - 19:51
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A 10ª edição do SPPGT (Seminário de Pesquisa e Planejamento de Gestão Territorial) iniciou nesta terça-feira, 10, na Unesc. Neste ano o evento tem como temática Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade e já no primeiro dia de atividades, foram realizadas apresentações e debates de artigos científicos. A abertura oficial do SPPGT contou com a palestra “Revolução Geoespacial: O Futuro Chegou! Ação, Interação e Gestão de Ambientes e Territórios”, com o professor, geógrafo, mestre em Sensoriamento Remoto e doutor em Geociências, Clódis de Oliveira Andrades Filho.

O evento segue até esta quinta-feira, 12, com uma programação composta por minicursos, lançamento de livro e palestras. Conforme o coordenador do evento, Nilzo Ivo Ladwig, é perceptível um crescimento na quantidade de participantes e na produção de conteúdo ao longo dos 10 anos de história do Seminário. “Começamos em 2009 com um número pequeno de participantes e hoje temos quatro vezes mais pessoas acompanhando as atividades. Além disso, eles reconhecem o evento pela sua organização e pela sua relevância, em todas as esferas da programação”, comenta.

Nesta edição o SPPGT conta com 26 artigos que serão apresentados ao longo de três dias. De acordo com o professor da Unesc e membro da comissão organizadora, Juliano Bittencourt, o evento é de grande magnitude e envolve estados além de Santa Catarina. “Ele traz pesquisas que abordam diversos setores da sociedade e por isso que tomou uma proporção tão grande em todo o país”.

Trajetória do SPPGT

Há nove edições o Seminário conta com livros que expressam a história do evento. Cada ano que passa é lançado uma obra contendo os melhores artigos apresentados no ano anterior e em 2019 não será diferente. Na tarde desta quarta-feira (11/9), às 15 horas, haverá o lançamento do livro “Planejamento e Gestão Territorial – O Papel e os Instrumentos do Planejamento Territorial na Interface entre o Urbano e o Rural”, com os melhores trabalhos apresentados em 2018.

Ainda durante esta semana, o evento conta com uma exposição cronológica de sua história de 10 anos, com imagens e os livros lançados nos anos anteriores. A mostra está disponível no segundo andar do Bloco P.

Além disso, o Seminário de Pesquisa e Planejamento de Gestão Territorial conta com oficinas e outras palestras.

O evento é uma realização do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc, com o apoio da Universidade, da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Ministério da Educação, Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) e Instituto Federal de Santa Catarina – campus Criciúma.

Para acompanhar a programação completa, acesse o site oficial do evento clicando aqui.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito