Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Semana sobre Depressão Infantil é sancionada pelo Executivo

Projeto de Lei visa alertar os pais para o estado emocional dos filhos
Por Redação Morro da Fumaça, SC, 03/04/2022 - 08:15
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Executivo fumacense sancionou na última quarta-feira, dia 30, o Projeto de Lei que institui a Semana de Conscientização sobre Depressão Infantil. A proposta, de autoria do vereador Luciano Formentin, foi aprovada por unanimidade na Casa Legislativa e tem o intuito de despertar os pais para o estado emocional dos filhos.

A campanha será organizada anualmente na última semana de setembro, mês dedicado à prevenção à depressão e ao suicídio. Conforme a matéria, estão previstas durante a campanha ações como a promoção de seminários, publicidade, propagandas, projetos e demais atividades a critério da Municipalidade, com o objetivo de conscientizar, sensibilizar, envolver, mobilizar e orientar a sociedade fumacense sobre os malefícios causados pela depressão infantil.

“Agradecemos ao vereador pela defesa da causa, manifestando preocupação com as crianças e adolescentes de Morro da Fumaça”, afirma o prefeito Noi Coral. “O poder público deve se preocupar com toda a saúde dos munícipes, inclusive a mental. Qualquer ação que promova a conscientização para o autocuidado sempre terá o nosso apoio”, acrescenta o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo.

Formentin é psicólogo clínico e conta que durante a pandemia, diversos pais relataram mudanças no comportamento das crianças. A falta do contato diário com os colegas da escola interferiu neste processo. “Esse é um dos principais motivos, crianças que antes eram interativas e estavam inseridas dentro de uma rotina na escola e em outras atividades externas, de repente precisaram ficar em casa. A criança deixa de ser interativa e passa a se fechar, elas não entendem o mundo como nós entendemos e acabam se isolando”, salienta.

O projeto é uma forma de educar os responsáveis, e até mesmo pessoas que trabalham diretamente com crianças, sobre alguns aspectos e sinais que crianças e adolescentes demonstram. “A automutilação é um dos fatores mais graves, podemos interpretar como um sinal vermelho, mostrando que situação encontra-se mais agravada”, alerta.

Cuidados

O vereador listou outros sintomas que podem passar despercebidos. “Falta de vontade para brincar, fazer xixi na cama, queixas frequentes de cansaço, dor de cabeça ou barriga e dificuldades no aprendizado são pontos que merecem uma maior atenção”, comenta Formentin, informando que, se o comportamento estranho permanecer por mais de duas semanas, é aconselhável consultar um pediatra ou psiquiatra infantil para uma avaliação do estado da saúde mental e verificar a necessidade de iniciar tratamento o quanto antes.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito