Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Semana da Pátria inicia com cerimônia de Troca da Bandeira do Brasil em Criciúma

Ato será realizado nesta sexta-feira (1°), às 9h, no Parque da Prefeitura
Por Redação Criciúma, SC, 31/08/2023 - 19:27
Foto: Arquivo/ Decom
Foto: Arquivo/ Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará nesta sexta-feira (1°) a abertura oficial da Semana da Pátria no município. O primeiro ato em alusão à Independência será a troca da bandeira do Brasil, no Parque da Prefeitura, às 9h. O Pavilhão Nacional será hasteado ao som do hino nacional brasileiro, executado pela banda do 28° Grupo de Artilharia e Campanha (GAC) e interpretado por mais de 200 alunos da rede municipal de ensino, acompanhados de professores.

"A data que marca a Independência do Brasil precisa ser lembrada e exaltada todos os anos. Precisamos manter vivo o espírito cívico e o amor ao nosso país em nossos corações. Pensando nisso, semanalmente, executamos o hino nacional e o de Criciúma em todas as 63 instituições de ensino do município, a fim mostrarmos a importância do respeito à pátria aos pequenos cidadãos", ressaltou o prefeito Clésio Salvaro.

Em um primeiro momento, será executado o hino da Independência e, na sequência, o hino de Criciúma. Em seguida, os soldados do exército realizarão o arreamento do Pavilhão Nacional, ao som do hino à bandeira do Brasil e, logo após, a sua dobra. Com a nova bandeira hasteada, será aceso o fogo simbólico, representando o início oficial da Semana da Pátria.

Após o ato, a pira será levada até o Parque das Nações, onde ficará acesa até o dia 7 de setembro, data que marca a Independência do Brasil, sob a guarda dos soldados do exército. O ato terá, ainda, a apresentação de 19 fanfarras e bandas marciais de escolas municipais, com mais de 800 estudantes, que participarão do tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro.

Sobre a bandeira do Brasil

A bandeira do Brasil é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelecido pela constituição, ao lado das armas nacionais, o hino nacional e o selo nacional. A atual versão foi apresentada em 19 de novembro de 1889, por meio do decreto nº 4, quatro dias após a Proclamação da República no Brasil, substituindo a antiga bandeira imperial do país. O desenho foi de Décio Vilares, com inspiração na bandeira do império.

Desfile de 7 de setembro

Neste ano, o desfile cívico-militar terá como temática "Criciúma, uma cidade inovadora. Construindo o futuro por meio da Ciência, Educação e Tecnologia". O evento acontecerá na próxima quinta-feira (7), na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, a partir das 8h. Ao todo, 102 instituições desfilarão, incluindo unidades de ensino municipais, estaduais e particulares, forças de segurança, entidades e sociedade civil organizada.

"Como o tema do evento ressalta, Criciúma é uma cidade inovadora, com investimentos na educação integrada, em projetos como os clubes de robótica, que leva ciência e tecnologia para as salas de aula. Além disso, vivemos em um novo momento em nossa cidade, com olhos no futuro. Constantemente, nossos estudantes têm a oportunidade de desenvolverem novas habilidades desde os primeiros anos escolares", completou o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito