Nesta segunda-feira (12), os temporais devem ganhar mais intensidade em pontos do Litoral Norte e do Vale do Itajaí, especialmente nas áreas do Baixo e Médio Vale. O risco é considerado moderado a alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas pontuais, além de destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos à rede elétrica, sobretudo no leste catarinense.
LEIA MAIS:
- Novo secretário de Obras de Criciúma define prioridades para 2026
- Santa Catarina tem alta de 13% na criação de empresas em 2025
Na terça-feira (13), a instabilidade persiste e se estende da região do Meio-Oeste até o Litoral do estado. A combinação entre calor, umidade e condições atmosféricas favoráveis deve provocar temporais isolados, com chuva pontualmente intensa. Para este dia, o risco é classificado como baixo a moderado para alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos e danos à rede elétrica.
A Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina (SDC/SC) reforça a importância de que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e os alertas emitidos nos próximos dias pelos canais oficiais.
Orientações à população
Durante os temporais, a Defesa Civil orienta que as pessoas procurem locais abrigados, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados pelo vento. Em situações de ventos fortes, recomenda-se evitar transitar ou permanecer próximo a árvores, placas, muros e postes de energia.
Em caso de chuva intensa com alagamentos, a orientação é nunca atravessar ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos, a fim de reduzir o risco de acidentes e preservar vidas.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!