O novo secretário de Infraestrutura e Obras de Criciúma, João Paulo Casagrande, inicia 2026 com a missão de dar andamento a obras estruturantes para a cidade. Em entrevista ao portal 4oito, o engenheiro agrimensor explicou quais serão os primeiros passos à frente da pasta e afirmou que encara a nova jornada como uma missão.
Ele assume a secretaria em meio a projetos em andamento. A prioridade inicial, segundo Casagrande, é garantir ritmo acelerado para essas obras, como a terceira etapa do binário e a Avenida Antônio Scotti. “O primeiro passo é dar continuidade, é não deixar o governo parar. Cada gestor tem seu jeito de gerenciar e eu sou muito muito técnico, gosto muito de dados”, afirma.
LEIA MAIS SOBRE INFRAESTRUTURA:
- Ferrovia elevada: conheça a solução de R$ 260 milhões para os trilhos do Pinheirinho
- As grandes obras que devem sair do papel em Criciúma após convênio milionário
- Jorginho Mello oficializa pacote de R$ 240 milhões para Criciúma
Novo viadutos estão entre as priorodades para 2026
Internamente, o novo secretário também busca celeridade na elaboração de projetos que devem ser licitados ainda neste ano, como o elevado sobre a Avenida Centenário, que conectará os bairros Pio Corrêa e São Cristóvão, criando um corredor viário até a SC-108.
“Esse vai ser rápido. É um viaduto pré-moldado, funcional. Já tem recursos, o projeto vai ser entregue agora no final de janeiro, depois é licitação e obra. Todos os viadutos vão começar este ano, sem dúvida nenhuma”, afirmou, ao se referir também ao viaduto próximo ao 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), na Quarta Linha.
No radar da nova gestão está ainda a elevação do trilho que corta a Avenida Centenário em direção ao bairro Boa Vista. Este é um projeto que demandará mais tempo, já que exige planejamento para a retirada das famílias que vivem no entorno da ferrovia e a captação de recursos.
Integração com as demais secretarias
O novo secretário conhece bem a estrutura interna da prefeitura. Foi estagiário em 2006, quando ainda cursava Agrimensura. Depois, atuou por 11 anos no Parque Científico da Unesc e retornou à prefeitura em 2021, a convite do prefeito Vaguinho Espíndola, na época como secretário-geral.
Casagrande atuou nas áreas de parcelamento do solo e na Diretoria de Operações e Obras. “Agora o prefeito achou por bem que eu assuma a pasta pelos novos desafios que temos pela frente. Encaro como uma missão, e a missão é melhorar a cidade que eu vivo e onde eu quero manter minhas raízes”, explica.
Como plano de gestão, Casagrande quer fortalecer e automatizar a comunicação com a Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT), com a Diretoria de Meio Ambiente e com o Planejamento Urbano (DPU). “Já temos registros de tudo o que fizemos, mas quero automatizar e ter informações mais rápidas para tomar decisões mais rápidas”, planeja.
João Paulo Casagrande é engenheiro agrimensor formado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), com MBA em Gestão de Projetos, MBA em Licitações e Contratos e, atualmente, cursa MBA em Obras Públicas. Iniciou na Prefeitura de Criciúma como estagiário em 2007. Foi gerente de Parcelamento do Solo, diretor de Operações de Obras e presidente do Conselho de Desenvolvimento Municipal.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!