Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sem tapetes nas ruas de Criciúma no Corpus Christi deste ano

Procissões foram suspensas devido a pandemia do novo coronavírus
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 29/05/2020 - 11:55 Atualizado em 29/05/2020 - 12:03
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A celebração do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, mais conhecido como Corpus Christi, terá um grande desfalque neste ano em Criciúma, devido a pandemia do novo coronavírus. Os tradicionais tapetes confeccionados por fiéis que enfeitam as ruas durante a solenidade não marcarão presença na comemoração criciumense deste ano, em 11 de junho.

“Tínhamos programado para esse ano com a cidade de Criciúma uma grande concentração e uma caminhada única e enorme pelo município. Mas, diante da pandemia, nós já descartamos essa possibilidade”, disse o padre Wilson Buss, vigário geral da Diocese de Criciúma, em entrevista ao programa Agora, na Rádio Som Maior, nesta sexta-feira, 29.

Apesar disso, as comemorações ocorrerão - mas com restrições. No período da manhã, das 8h às 12h, a catedral ficará aberta com exposição do Santíssimo para adoração individual. “As pessoas podem entrar a hora que quiserem e fazerem as suas adorações”, declarou o padre.

Já às 15h, cada igreja das nove paróquias do município irão celebrar a missa, mas com um número de pessoas reduzido - conforme orientação do Estado. Após a celebração, o Santíssimo passará por todas as capelas de todas as paróquias de Criciúma.

“Ele [o Santíssimo] vai num automóvel, mas não é uma carreata de acompanhamento. Talvez um ou dois carros com som apenas. As pessoas vão esperar ao longo da rua ou em suas casas, para o recebimento da bênção em frente a igreja. Não seria uma carreta, pedimos que as pessoas fiquem em casa ou se coloquem perto da igreja”, ressaltou Wilson.

Confira também - O desafio de celebrar Corpus Christi em uma pandemia

Até o momento, missas sem muito público

Por mais que as missas já estejam autorizadas a retornar em Santa Catarina, com as restrições de público, distanciamento e máscaras, a procura ainda não tem sido tão grande em Criciúma. Segundo o padre Wilson, na Paróquia de Santa Bárbara caberiam em torno de 80 pessoas com orientações de saúde, mas a grande maioria ainda está ficando em casa. 

“No domingo a noite tivemos em torno de 40 pessoas. Na quarta foi menos ainda, cerca de 20. As pessoas estão acompanhando em casa e, realmente, estão permanecendo isoladas e com cuidado, declarou.

Ouça a entrevista do padre Vilson Buss no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito