Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O desafio de celebrar Corpus Christi em uma pandemia

Bispo repassou orientações à comunidade católica. Não haverá procissões externas nem os tradicionais tapetes
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 28/05/2020 - 16:06 Atualizado em 28/05/2020 - 16:08
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma das datas mais emblemáticas para a Igreja Católica, o Corpus Christi será celebrado no próximo dia 11 de junho. Uma quinta-feira, como reza a tradição. Trata-se do sacramento da Eucaristia, que remete à morte e ressurreição de Cristo e à Última Santa Ceia, na qual o pão e o vinho são consumidos. A comemoração se dá exatamente 60 dias depois da Páscoa.

Agora, vive-se o desafio da celebração da data com os seus rituais durante a pandemia de Covid-19. As ocasiões passadas não poderão se repetir, com grande número de pessoas nas ruas. Não haverá as procissões sobre os tradicionais tapetes de serragem, ou até de roupas como vinham sendo feitos.

Confira também - A celebração do Corpus Christi em Criciúma

Para orientar os fieis, o Bispo Dom Jacinto Flach divulgou nota. Nela, ele menciona a Adoração ao Santíssimo Sacramento nas paróquias seguindo as regras de distanciamento e cuidados com álcool gel e uso da máscara, e que pequenas procissões, com as devidas reservas, possam ocorrer no interior das igrejas, conforme a condição de espaço de cada uma. É uma forma, portanto, de evitar a aglomeração externa, que era uma característica das procissões referentes à festividade.

O bispo orienta, ainda, que uma transladação do Santíssimo Sacramento ocorra em carro aberto para a adoração das comunidades, e orienta que antes haja uma divulgação junto à população. Dom Jacinto pede, ainda, que os católicos se mobilizem para angariar doações de alimentos e roupas visando o amparo às famílias carentes.

Leia abaixo a nota de Dom Jacinto:

Na quinta-feira, após a solenidade da Santíssima Trindade, nesse ano dia 11 de junho, a Igreja celebrará devotamente a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, festa comumente chamada de Corpus Christi.

 

A motivação litúrgica para tal festa é o louvor merecido à Eucaristia, fonte e ápice de toda vida cristã. Desde o princípio de sua história, a Igreja devota à Eucaristia um zelo especial, pois reconhece neste sinal sacramental o próprio Jesus, que continua presente, vivo e atuante em meio às comunidades cristãs.

 

Celebrar Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue, para a vida da Igreja, e comprometer-nos com a missão de levar esta Boa Nova para todas as pessoas.

 

Em meio à pandemia que estamos vivendo celebremos esta grande solenidade com base nas orientações que já foram dadas para a celebração da Santa Missa com a presença dos fiéis.

 

Orientamos para que em nossas paróquias seja promovido no dia de Corpus Christi horas de Adoração ao Santíssimo Sacramento, seja na igreja matriz como também nas igrejas de nossas comunidades.

 

Seguindo as orientações da diocese seja também celebrada a Santa Missa com a possibilidade de no interno da igreja realizarmos uma pequena procissão com o Santíssimo Sacramento.

 

Nas paróquias que houver possibilidade também orientamos para que o Santíssimo Sacramento seja levado em carro aberto e possa passar em cada comunidade da paróquia abençoando cada uma das comunidades, é interessante, caso aconteça à carreata, que o povo seja comunicado por quais ruas da paróquia irá passar o Santíssimo Sacramento.

 

Também orientamos para que nesse dia dedicado ao louvor e adoração a Jesus Eucarístico possamos promover em nossas paróquias arrecadações de alimentos, cobertores e outros materiais que possam ser distribuídos às famílias empobrecidas de nossas paróquias.

 

Busquemos na Eucaristia a força necessária para este momento da história que estamos vivendo.

A todos a minha benção.

 

Dom Jacinto Inácio Flach
Bispo diocesano de Criciúma.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito