Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sem enfermeira, Rede Feminina de Combate ao Câncer não pode realizar exames

Profissional era paga pela Afasc até outubro do ano passado
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 03/03/2020 - 10:31 Atualizado em 03/03/2020 - 10:34
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma (RFCC) está desde o início do ano sem poder realizar exames preventivos por falta de uma enfermeira. A entidade, composta por 72 voluntárias, contava com uma enfermeira paga pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) até outubro do ano passado - quando esta acabou sendo desligada da função na Rede pela Prefeitura.

A RFCC chegou à pagar dois meses de salário para que a enfermeira continuasse as suas atividades no local mas, por falta de dinheiro, acabou tendo que abrir mão da profissional. “Estamos fazendo de tudo para trazê-la de volta. A enfermeira realizava a coleta dos exames, que era encaminhado para nossa doutora que, voluntariamente, retornava com os resultados”, destacou a presidente da entidade, Rosa Maria Bernardini.

A retirada da enfermeira da RFCC ocorreu devido a uma legislação que proíbe o município de pagar um profissional para realizar um determinado serviço em uma entidade terceira, quando o próprio serviço é realizado pelo município. “Quando o município tem os serviços disponíveis [exames preventivos de câncer], o poder público não pode colocar uma profissional à disposição de um outro órgão, não quando a demanda da rede é suprida por esse poder”, explicou o secretário de saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.

O secretário afirma que todos os exames preventivos são realizados pela rede pública, ressaltando que a porta de entrada para este atendimento precisa ser através dos SUS e das Unidades Básicas de Saúde. Apesar de não poder contribuir com o pagamento da enfermeira, o município possui um convênio de mais de R$ 2 mil mensais com a Rede Feminina.

Na RFCC, todos os atendimentos são realizados de forma gratuita, através de voluntários - com única exceção da enfermeira. “A gente tem uma equipe trabalhando no Hospital São José, no setor de quimioterapia, além de uma equipe no ambulatório e uma terceira no São João Batista”, disse Maria Rosa.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito