Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Segundo caso de meningite é confirmado em Imbituba

Prefeito descartou epidemia, e não há relação com o contágio da estudante que faleceu pela doença no domingo
Por Redação Imbituba, SC, 19/06/2019 - 11:22 Atualizado em 19/06/2019 - 11:28
Prefeito Rosenvaldo Júnior, de Imbituba / Divulgação
Prefeito Rosenvaldo Júnior, de Imbituba / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um segundo caso de meningite foi confirmado no final da tarde desta terça-feira, 18, em Imbituba. A notícia foi comunicada pelo prefeito Rosenvaldo Júnior através de vídeo. Contudo, o prefeito tranquilizou a população de que não há surto nem possibilidade de epidemia.

Uma segunda criança, também moradora do bairro Mirim e estudante da Escola Marcílio Dias Santiago está internada no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Apesar da Vigilância ter confirmado ser meningite, a bactéria, o agente causador não é o mesmo que infectou e levou à morte a estudante Thaiane Gonçalves de Souza, de 12 anos, no domingo.  A notícia confirma que não houve contágio. A doença não foi passada de uma aluna para outra.

Nenhum outro caso de suspeita da doença foi registrado, apesar de pessoas terem procurado o Hospital São Camilo e Postos de Saúde na busca por atendimento.  

Confira também: Em Imbituba, morte de estudante por meningite e aulas suspensas.

Na terça-feira ainda, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) chegou a liberar a retomada das aulas, mas a secretaria municipal de Saúde da prefeitura preferiu manter a suspensão para que fosse realizado um dia de higienização completa nas escolas. A decisão aconteceu após reunião com professores e diretores de escola.

A Prefeitura de Imbituba decidiu manter também suspensos os Jogos Estudantis de Imbituba (JEIMB) que estavam sendo realizados na cidade. A medida foi tomada para evitar a aglomeração de pessoas em locais fechados. Na segunda-feira o assunto voltará a ser tratado com a organização dos jogos.

Postos abertos na sexta

Outra ação divulgada pelo prefeito Rosenvaldo Júnior diz respeito ao feriado municipal desta sexta-feira (21). Rosenvaldo informou que os Postos de Saúde estarão abertos durante todo o dia, para que a população possa ser atendida em caso de emergência. Contudo, ele tranquiliza informando que a medida é apenas para que a população fique assistida e seja plenamente atendida em qualquer caso de emergência.

A meningite bacteriana é uma doença grave e, dependendo do quadro, pode levar o paciente à morte em algumas horas após o aparecimento dos sintomas. No caso de Thaiane , a estudante deu entrada no Hospital São Camilo, em Imbituba, no começo da tarde de sexta-feira, com os sintomas da doença, foi transferida durante a noite para o hospital de Florianópolis e acabou morrendo dois dias depois.

Diferentes bactérias podem provocar a doença, porém o tipo mais grave é causado pela bactéria chamada Neisseria meningitidis (meningococo) - justamente a que foi diagnosticada na estudante de Imbituba.

Confira também: Rede estadual mantém aulas suspensas em Imbituba.

(Com informações do Portal A Hora)

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito