Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Plenário

Secretário de Educação de SC defende papel das universidades comunitárias

Para Aristides Cimadon, maior inclusão das instituições particulares descaracterizaria projeto Universidade Gratuita
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 25/05/2023 - 11:52 Atualizado em 25/05/2023 - 12:05
Foto: Eduardo Valente/Secom
Foto: Eduardo Valente/Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em tramitação na Assembleia Legislativa (Alesc), o projeto Universidade Gratuita pode receber emendas que alteram a sua proposta inicial. Na matéria atual, 20% dos recursos seriam destinados às instituições privadas por meio de bolsas de estudos e o restante, 80%, para as comunitárias. Segundo o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, aumentar a participação das particulares descaracterizaria a proposta do governador Jorginho Mello

"A proposta encaminhada à Assembleia são dois projetos muito diferentes. O Universidade Gratuita é destinado às instituições de origem pública e àquelas sem fins lucrativos, que tem estruturas muito diferentes das particulares, com pequenas exceções, e que tem uma proposta de contrapartida muito grande. Se isso for definido pela Assembleia, os projetos ficariam desproporcionais e me parece que estariamos destinando dinheiro público para instituições privadas que têm dono", pontuou. 

O secretário de Educação de SC fala sobre o asssunto a partir de 25min16s do Plenário. Ouça a seguir: 

"Quando se compara as universidades privadas com fins lucrativos com as do Sistema Acafe, há uma diferença astronômica. As comunitárias, embora cobrem mensalidade, são de origem pública. Está lá a possibilidade de elas sobreviverem assim no Artigo 242 da Constituição. Elas não dividem lucros, não têm lucro e revertem tudo em favor de suas comunidades", afirmou Cimadon. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito