Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Secretário Carlos Hassler explica a falta de pedreiras para obras na Jorge Lacerda

De acordo com o secretário, não faltavam pedras, mas sim pedreiras regularizadas; edital deve ser lançado em março
Por Heitor Araujo 31/01/2020 - 18:51 Atualizado em 31/01/2020 - 18:54
Foto: Arquivo / Divulgação
Foto: Arquivo / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma questão que chamou a atenção no Sul catarinense foi o adiamento das obras na rodovia Jorge Lacerda, no acesso sul de Criciúma, pela falta de pedreiras disponíveis. O secretário de Infraestrutura Carlos Hassler explicou melhor a questão, justificando que não faltam pedras na região, mas sim pedreiras regularizadas para fazer a venda.

"Não é porque não tem pedra na região. Existem licenças para explorar as jazidas específicas, as empresas às vezes não têm as licenças legalizadas. Se não está legalizada, a gente não pode comprar deles a pedra. As que existem estavam impedidas de serem exploradas (para essa obra)", esclareceu o secretário, que acrescentou:

"Tem uma pedreira muito boa e bem localizada, mas que tá com problema de licença ambiental. Eu não posso comprar dela. Se eu começo a obra computando que o valor usado se refere àquela pedreira, quando chegar na metade da obra eu tenho que parar para pedir mais dinheiro, porque a pedra vai ter que vir de mais longe", justificou.

De acordo com Hassler, comprar de pedreiras mais distantes ocasionariam custos adicionais para a obra, que poderia ser paralisada para a solicitação de mais verbas. Outra questão que atrasou a obra foi uma revisão feita pela atual gestão: segundo o secretário, foi encontrado um erro cometido pela outra administração.

"Quando fomos preparar o edital de licitação, fizemos revisão da planilha de composição de custos e foi encontrado um erro. Quando verificamos o erro, por ser um projeto lá de trás, não feito por nós, entendemos que teríamos que revisar tudo. Se encontrarmos erros no meio da obra, gera muitos problemas", apontou. "Demora um pouco o início, mas é melhor demorar o início do que lá no meio começar a tropeçar e virar aquelas obras que nunca terminam", finalizou.

O lançamento do edital para as obras na Jorge Lacerda estavam previstos, inicialmente, para a segunda metade de dezembro. Posteriormente, foi dito pelo secretário de que seria divulgado em fevereiro; agora, o novo prazo é para março. O problema das jazidas já teria sido saneado, restando agora apenas a revisão completa da planilha da composição de custos. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito