Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

Saúde de Forquilhinha é destaque na região

Avaliação do Tribunal de Contas classificou a saúde do município como altamente efetiva com conceito A.
Erik Behenck
Por Erik Behenck Forquilhinha - SC, 26/12/2019 - 21:55
Foto: Divulgação / Prefeitura de Forquilhinha
Foto: Divulgação / Prefeitura de Forquilhinha

A saúde de Forquilhinha foi classificada como altamente efetiva e recebeu o conceito A, no relatório de Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), elaborado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina. No relatório apresentado este mês, com ano base de 2018, a pontuação de Forquilhinha alcançou 0.95 – numa escala que vai até 1 – uma das mais eficientes entre dos 12 municípios da Amrec.

A avaliação teve como base as ações à atenção básica, campanhas de vacinação, orientações para prevenções, equipe saúde da família, conselho municipal de saúde e atendimento à população para tratamento de doenças. "A saúde está entre as prioridades da nossa gestão, tanto que investimos nela 22% da nossa receita superando os 15% de obrigação constitucional", ressalta o prefeito Dimas Kammer.

Em 2019, os números da saúde impressionam em Forquilhinha. De janeiro a novembro foram contabilizadas na atenção básica mais de 48 mil consultas com médicos clínicos, 6,8 mil com pediatras, 3,7 mil com ginecologistas, 57,8 mil procedimentos de enfermagem, 10 mil visitas domiciliares pelas Agentes Comunitárias de Saúde, 12,2 mil consultas com cirurgiões dentistas e 36,1 mil procedimentos odontológicos.  

No mesmo período, no Pronto Atendimento foram mais de 33 mil consultas e 10 mil procedimentos de enfermagem. Os médicos especialistas fizeram mais de 10,1 mil consultas, sendo que o psiquiatra, ortopedista e endocrinologista estão entre os três primeiros mais requisitados. "Estamos sempre em busca de melhorias para atender com mais agilidade e eficiência à população", declara o secretário de Saúde, Fabricio Ferreira.