Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Santa Catarina registrou nove suspeitas de febre amarela em janeiro

No Brasil, a doença matou 81 pessoas desde o último mês de julho, em mais de 200 casos
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 01/02/2018 - 15:32 Atualizado em 01/02/2018 - 15:34
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A febre amarela segue entre os assuntos mais comentados e preocupantes do momento. Em Santa Catarina, até 27 de janeiro, foram registrados nove casos suspeitos. Desde o início de julho, em todo o Brasil, foram 213 casos, com 81 mortes. As cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), não oferecem vacinação gratuita, mas quem vai viajar para o oeste do estado ou para São Paulo, deve ter essa precaução.

“As crianças a partir dos nove meses devem fazer a vacinação. Existem as regiões aonde é priorizada a questão da vacina, mas, pessoas que vão viajar devem procurar a vacina e realizar com até dez dias de antecedência”, explicou a médica veterinária responsável pelo setor de Zoonoses da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Natália Reck.

Segundo a médica, os macacos são tão vítimas quanto os humanos. A transmissão da doença acontece principalmente em áreas silvestres, por picadas dos mosquitos Haemagogus e Sabethes, já no meio urbano, a contaminação pode acontecer pelo Aedes Aegypti. A febre é um dos primeiros sintomas, podendo levar a calafrios, dores no corpo, nos olhos e alterações na coloração da pele.

“Toda vez que é identificada uma pessoa suspeita, é feita a investigação epidemiológica no caso. É feita uma investigação vetorial, pelos 50 metros de onde a pessoa está ficando”, afirmou Natália.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito