Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Santa Catarina busca soluções para recolhimento de carcaças

Vice-governadora e secretário trataram também da Rota do Milho em audiência em Brasília
Por Redação Brasília, DF, 10/07/2019 - 22:46
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na busca constante de melhorias e garantias para que o agronegócio catarinense continue sendo referência para o Brasil e para o mundo, a vice-governadora Daniela Reinehr e o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa, participaram nesta quarta-feira, 10, em Brasília, de audiência com o ministro em exercício da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes e com o secretário adjunto de Defesa Agropecuária, Fernando Mendes. A principal demanda da reunião foi o destino das carcaças de animais mortos não abatidos nas propriedades rurais e a Rota do Milho e o fortalecimento do agronegócio catarinense.

“Foi uma reunião muito importante e produtiva. Saímos com os encaminhamentos que precisamos na agricultura em Santa Catarina. Nosso modelo de agronegócio tem resultados excelentes e precisamos manter. Estamos unindo forças e o secretário Ricardo de Gouvêa também não tem medido esforços para atender as demandas do setor. Tenho certeza que também com o apoio do Governo Federal, fortaleceremos ainda mais o agronegócio”, ressalta a vice-governadora Daniela Reinehr.

Projeto

O pedido do Governo do Estado é para que o Mapa crie normas e certifique as empresas que recolhem os animais para que possam exportar as farinhas e outros produtos oriundos do processamento das carcaças, dando viabilidade econômica para que o  Projeto Piloto de Recolhimento de Animais Mortos em Santa Catarina continue em funcionamento, servindo de modelo até mesmo para outros estados.

O recolhimento das carcaças nas propriedades rurais é uma ferramenta importante não só para a manutenção do patrimônio sanitário estadual e nacional, mas também reduz significativamente os impactos ao meio ambiente. Lembrando que a maioria desses animais morre por causas naturais.

“Durante a reunião, a equipe do Ministério da Agricultura nos informou que acontecerá uma consulta pública sobre o assunto. Porém como este é um trabalho que já foi muito discutido, o Governo Federal tentará atender o mais rápido possível, criando uma normativa para Santa Catarina”, explica o secretário da Agricultura Ricardo de Gouvêa.

Rota do Milho

As melhorias na aduana de Dionísio Cerqueira para implementação da Rota do Milho também estiveram na pauta da pauta. A vice-governadora Daniela Reinehr e o secretário da Agricultura Ricardo de Gouvêa apresentaram os principais gargalos para que as operações se concretizem: a inspeção sanitária na entrada dos produtos no Brasil e o controle da aduana.

Com a implantação da Rota do Milho, o agronegócio de Santa Catarina poderá ser abastecido com os grãos produzidos no Paraguai, com os caminhões passando pela Argentina e chegando ao estado pela aduana de Dionísio Cerqueira.

“Tivemos uma reunião bem produtiva e com bons resultados. A presença da vice-governadora, que tem sido uma grande parceira do agronegócio catarinense, também foi muito importante. Esta não é a primeira vez que trazemos as demandas do setor para o Ministério da Agricultura, para tratarmos diretamente com quem pode nos ajudar a manter a força da agropecuária catarinense”, ressalta o secretário Ricardo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito