Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saneamento ambiental para Orleans e região

Município será sede de Autarquia Intermunicipal que vai atender cidades vizinhas conveniadas ao Samae
Por Fagner Santos Orleans - SC, 29/11/2018 - 16:00 Atualizado em 30/11/2018 - 08:46
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Formado por 19 municípios, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Cisam Sul), inaugura nesta sexta-feira 30, sua sede localizada em Orleans. O novo espaço, amplo e confortável, conta com recepção, garagens, auditório, laboratórios, e sua arquitetura modernista é um dos ambientes mais modernos de SC.

Para os municípios, o empreendimento é de grande ajuda. O Superintendente do consórcio, Antônio Willemann destaca a inauguração da nova sede e a importância do Cisam. "É um passo importante para se construir a um modelo moderno de gestão pública", disse o gestor. "Neste sistema todos ganham. O Consórcio não é fortalece somente o município sede, que é Orleans, o objetivo nosso é que todos os municípios cresçam nas políticas públicas e na qualidade de vida das pessoas", completou.

Para o presidente do Consórcio, Jorge Koch, o Cisam, além de ser um avanço para Orleans, representa uma grande conquista para o estado de Santa Catarina. "Significa dar a nossa cidade visibilidade estadual com tecnologia e prestação de serviços de qualidade. A partir de agora a nova sede vai proporcionar que o Consórcio tenha um local diferenciado prestando serviços e com qualidade", disse o prefeito de Orleans, empolgado com a beleza arquitetônica do local. Para ele, a nova sede está trazendo um grande ganho os 18 municípios que formam o Consórcio.
 

Estrutura moderna


O CISAM-SUL, possui um moderno laboratório equipado com mais de 90 equipamentos de última geração para realização de análises de água para consumo humano, análises de esgoto sanitário e efluentes industriais, e a partir do início de 2019 também realizará análises de solo.

O Laboratório do consórcio público CISAM-SUL, está homologado pelo IMA/FATMA e apto para realizar análises de água e esgoto também para pessoas físicas, farmácias, indústrias e empresas.

Os serviços que serão oferecidos incluem análises de controle de qualidade da água, lançamento de efluentes, capacitações e orientações para técnicos e gestores dos SAMAEs, licitações compartilhadas para os municípios, estruturação tarifária das autarquias, fiscalização e regulação do saneamento nos SAMAEs, integração com órgãos públicos, universidades e fundações ambientais, apoio para projetos de ampliaçã de água e esgoto, entre outros. 

Os municípios concorciados são Orleans, São Ludgero, Urussanga, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Grão Pará, Santa Rosa do Sul, Imaruí, Cocal do Sul, Araranguá, Anitápolis, Pedras Grandes, Içara, Sangão, Treviso, Jaguaruna, Morro Grande, Imbituba e Praia Grande.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito