Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Samae: Urussanga contemplada com o Plano de Segurança da Água

O Plano é uma metodologia recomendada pela Organização Mundial da Saúde
Por Redação Urussanga, SC, 16/03/2022 - 14:48

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), com o objetivo de viabilizar aos sistemas de abastecimento de água a orientação técnica para o Projeto de Elaboração do Planos de Segurança da Água, firmou um Termo de Execução Descentralizada com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, tendo em vista sua expertise técnica na área de avaliação de riscos em sistemas de abastecimento de água para consumo humano.

E, nesta quarta-feira (15/03) o prefeito interino, Jair Nandi, juntamente com a diretora da Samae, Magaly Bonetti Mazzucco, estiveram na sede do Consórcio Cisam/SUL em Orleans, participando do lançamento do projeto de elaboração de Planos de Segurança da Água (PSA) em Sistemas de Abastecimento de Água no Meio Urbano.

O Samae de Urussanga foi contemplado com a elaboração do projeto, juntamente com outros 17 municípios que compõem os Consórcios Cisam/Sul e Cisam-Meio Oeste.   

O Plano de Segurança da Água (PSA) possui embasamento legal no Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5/2017, alterado pela Portaria GM/MS nº 888/2021. O Plano é uma metodologia recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com uma visão holística do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) visando a minimização de riscos de contaminação da água.  

Posteriormente, a Samae irá disponibilizar informações sobre os Sistemas de Abastecimento de Água de Urussanga e os técnicos irão participar das oficinas técnicas, para que a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC elabore os Planos de Segurança da Água, conforme a realidade de cada município.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito