Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saída de campo finaliza curso de desastres na Amesc

Treinamento voltado a municípios do extremo Sul catarinense foi realizado na última semana
Por Redação Araranguá, SC, 11/04/2022 - 12:05
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Durante muito tempo ocorreu o foco na recuperação de locais atingidos por desastres. Focava-se na resposta, com pouco ou nenhum investimento na prevenção, preparação e mitigação. O 1° Curso de Redução de Riscos e Desastres Naturais voltado aos municípios do extremo Sul de Santa Catarina trabalha com o foco de se antecipar e desenvolver ações preventivas. O evento foi promovido em parceria entre UFSC, UFRGS, AMESC e apoiado pela Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Araranguá e AMESC.

Durante dois dias ocorreram palestras na sede da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e o terceiro foi voltado a uma saída de campo. A assessoria em Políticas Públicas da AMESC, Rosangela Paulino Alexandrino, explicou que as palestras na sede da associação foram realizadas nos dias 6 e 7 voltadas aos profissionais da assistência social dos 15 municípios. Na sexta-feira (8) a saída de campo foi em Timbé do Sul.

O curso foi composto por conteúdos estruturados pelo Laboratório HidroFEN/UFSC. Abordou-se sobre hidrologia básica e noção básica de desastres sobre bacias hidrográficas e, ainda, sobre "Monitoramento: vazão e chuva".

No segundo dia a carga horária foi composta por Inundação e estiagem; ecossistema e meio ambiente; ações das assistentes sociais no momento dos desastres com as participações de Renata Gaia, gerente de Assistência Humanitária da Defesa Civil de SC e Rodrigo Nery, gerente de Operações da Defesa Civil de Santa Catarina) e Gestão Integrada de Desastres. O coordenador regional da Defesa Civil, sargento Rodrigo Rafael, avaliou de forma positiva o curso. “Certamente outras edições acontecerão”, salientou. A saída de campo foi guiada por Masata Kobiyama, Cláudia Weber Corseuil, Diana Hoffmann e Marina Fagundes.

O presidente da AMESC, prefeito de Timbé do Sul Roberto Biava, pontuou que a maior intensidade e frequência dos desastres acarretam perdas e prejuízos econômicos, sociais e ambientais. “É fundamental que haja a preocupação  com medidas de diminuir as perdas causadas pelos desastres”, completou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito