Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saiba como harmonizar o vinho com a comida

Técnicas de harmonização visam combinar características para agradar o paladar
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 15/06/2023 - 15:26 Atualizado em 15/06/2023 - 15:37
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A temporada de frio chegou. Para deixar a estação mais aconchegante, um bom vinho é o acompanhante ideal para as refeições. A bebida pode ser consumida o ano todo, mas ganha destaque no inverno. Com mais de cinco mil uvas catalogadas pelo mundo, opções não faltam, entretanto, é preciso saber harmonizar o vinho com a comida para aproveitar a melhor experiência gastronômica possível. 

Para isso, o Portal 4oito conversou com a sommelier do Empório Varandas, Luciane Rocha Silva Laurindo, e tirou as principais dúvidas. 

Segredos da harmonização de vinhos

Conhecido como enogastronomia, o processo de harmonizar o vinho com a comida leva em consideração particularidades, aromas e sabores de cada bebida a fim de agradar o paladar. “Nem toda regra tem uma exceção. No mundo dos vinhos, sempre haverá harmonização por contraste. A base principal para nunca errar é quanto mais estrutura tiver o prato, mais corpo precisa ter o vinho”, explica a sommelier. 

Espumantes e vinhos brancos, em geral, são considerados mais leves, enquanto os tintos, mais estruturados. “Por exemplo, a uva Cabernet vai muito bem com massas, molho vermelho e tem uma harmonização perfeita com pizzas. Um Pinot Noir, que é a uva mais leve de todas as uvas tintas, harmoniza muito bem com frutos do mar. O Chardonnay também”, esclarece. 

Outro exemplo é o vinho da uva Malbec, que faz a dupla perfeita com carnes vermelhas. “Quanto mais leve o prato, mais leve é o vinho. A exceção é quando são os frutos do mar, que não funcionam com vinho tinto porque o iodo na água, geralmente salgada, vai dar um gosto de metal”, orienta.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito