Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saiba como evitar as “black fraudes”

Procon dá dicas para não cair em golpes na Black Friday
Por Fagner Santos Criciúma, SC, 08/11/2018 - 07:47
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna / Arquivo
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna / Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A segunda quinzena de novembro já é sinônimo de Black Friday em todo o Brasil. Consumidores procuram produtos com descontos especiais, principalmente pensando no fim do ano. A edição 2018 ocorre no próximo dia 23, e o Procon Criciúma dá dicas de como comprar com consciência e segurança em meio a tantas promoções, tanto as legais e oportunas quanto as escorregadias “black fraudes”. 

A principal dica é a comprovação de compra. “Fotos e encartes para formalização de possíveis denúncias devem ser guardados para eventuais problemas com os produtos”, orientou o coordenador do Procon municipal, Gustavo Colle. Assim, o órgão pode garantir os direitos do consumidor em casos de fraude. A nota fiscal é item indispensável. “Portanto, ao comprar, a nota fiscal sempre deve ser solicitada”, enfatizou.

Outro ponto a ser observado pelos consumidores são os preços dos produtos. O ideal seria uma pesquisa prévia de valores em estabelecimentos diferentes. “Também se deve pensar com cautela na hora de confirmar uma compra. O impulso pode acabar fazendo com que produtos mais caros do que o habitual sejam adquiridos”, apontou Colle.  

Mais perigos pela internet

Sites de venda de produtos diversos acabam sendo a forma principal de compras durante a Black Friday. “Quase 40% dos consumidores pretende comprar este ano, e a internet acaba sendo a ferramenta favorita”, apontou o coordenador. Entretanto, o cliente deve ter cuidado. “É essencial verificar a origem e o nível de satisfação dos clientes de um determinado site de vendas”, orientou. A preferência deve ser por sites brasileiros, evitando custos extras e eventuais problemas jurídicos, já que países diferentes possuem regras de compra e venda diversas. 

Em caso de fraude durante compras na Black Friday, a melhor dica é recorrer ao Procon. Para obter ajuda, podem ser utilizados o telefone (48) 3445-8522, o site www.criciuma.sc.gov.br/procon ou ainda pessoalmente na sede do órgão, na Rua Henrique Lage, número 267, no Centro de Criciúma. O horário de atendimento é entre 8h e 17h, de segunda a sexta-feira. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito