Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Saiba como evitar as “black fraudes”

Procon dá dicas para não cair em golpes na Black Friday
Por Fagner Santos Criciúma, SC, 08/11/2018 - 07:47
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna / Arquivo
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna / Arquivo

A segunda quinzena de novembro já é sinônimo de Black Friday em todo o Brasil. Consumidores procuram produtos com descontos especiais, principalmente pensando no fim do ano. A edição 2018 ocorre no próximo dia 23, e o Procon Criciúma dá dicas de como comprar com consciência e segurança em meio a tantas promoções, tanto as legais e oportunas quanto as escorregadias “black fraudes”. 

A principal dica é a comprovação de compra. “Fotos e encartes para formalização de possíveis denúncias devem ser guardados para eventuais problemas com os produtos”, orientou o coordenador do Procon municipal, Gustavo Colle. Assim, o órgão pode garantir os direitos do consumidor em casos de fraude. A nota fiscal é item indispensável. “Portanto, ao comprar, a nota fiscal sempre deve ser solicitada”, enfatizou.

Outro ponto a ser observado pelos consumidores são os preços dos produtos. O ideal seria uma pesquisa prévia de valores em estabelecimentos diferentes. “Também se deve pensar com cautela na hora de confirmar uma compra. O impulso pode acabar fazendo com que produtos mais caros do que o habitual sejam adquiridos”, apontou Colle.  

Mais perigos pela internet

Sites de venda de produtos diversos acabam sendo a forma principal de compras durante a Black Friday. “Quase 40% dos consumidores pretende comprar este ano, e a internet acaba sendo a ferramenta favorita”, apontou o coordenador. Entretanto, o cliente deve ter cuidado. “É essencial verificar a origem e o nível de satisfação dos clientes de um determinado site de vendas”, orientou. A preferência deve ser por sites brasileiros, evitando custos extras e eventuais problemas jurídicos, já que países diferentes possuem regras de compra e venda diversas. 

Em caso de fraude durante compras na Black Friday, a melhor dica é recorrer ao Procon. Para obter ajuda, podem ser utilizados o telefone (48) 3445-8522, o site www.criciuma.sc.gov.br/procon ou ainda pessoalmente na sede do órgão, na Rua Henrique Lage, número 267, no Centro de Criciúma. O horário de atendimento é entre 8h e 17h, de segunda a sexta-feira.