Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saiba como a parceria entre BRDE e Satc pode ajudar as empresas

Termo de cooperação foi firmado para aumentar competitividade e produtividade
Por Redação Criciúma, 21/02/2024 - 13:08 Atualizado em 21/02/2024 - 13:18

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os empreendedores catarinenses interessados em ampliar a inovação e o desenvolvimento tecnológico ganham um apoio importante a partir deste ano. Nesta terça-feira (20), em Criciúma, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Satc assinaram termo de cooperação técnica para aumentar a competitividade e produtividade dos negócios em Santa Catarina.

A parceria inclui o trabalho de análise técnica especializada para verificar a viabilidade e a aderência das operações nos programas de financiamento do banco, orientação e divulgação das linhas de crédito disponíveis para o financiamento em inovação das empresas, além de consultoria técnica e especializada para levar soluções inovadoras aos empreendedores de qualquer área do mercado.

“Este acordo vem para atender uma necessidade que visa a aproximar as empresas das oportunidades e soluções em crédito oferecidas pelo BRDE, assim como a capacidade da Satc em identificar esses empreendedores que desejam tirar do papel os projetos de inovação”, destaca o presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing.

Veja quais as atribuições do BRDE na parceria:

  • proporcionar às empresas indicadas pela Satc o necessário treinamento sobre a metodologia e sistemática de análise de projetos e crédito utilizada pelo BRDE;
  • examinar os documentos e dados apresentados sobre a viabilidade para obtenção de crédito do projeto;
  • formalizar e administrar as operações de crédito aprovadas no âmbito e na forma prescrita do Acordo de Cooperação Técnica;
  • realizar a aprovação, contratação, fiscalização, o acompanhamento e a efetiva comprovação da utilização dos recursos dos projetos, entre outros.

A Satc dará apoio na divulgação junto às empresas, parceiros regionais e em programas e núcleos de tecnologia e inovação desenvolvidos pela associação, assim como a orientação e seleção dos interessados nos recursos repassados pelo BRDE, por meio do programa Mais Inovação.

“Faremos um trabalho de análise dos empreendedores, embasado em informações específicas sobre o mérito tecnológico e de inovação do interessado no crédito, bem como a viabilidade econômico-financeira dos projetos apresentados”, explica o reitor do UniSatc, Carlos Ferreira.

Durante o evento de assinatura do acordo, foi firmado o primeiro contrato com uma das empresas que serão atendidas por meio da parceria entre BRDE e Satc. A indústria de alimentos Calemba, de Santo Amaro da Imperatriz, receberá apoio no desenvolvimento de projetos para inovação nos processos da empresa.

Empresas devem procurar a Satc

O prazo de vigência do Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições é de cinco anos. As empresas interessadas no apoio devem procurar a Satc por meio dos contatos: telefone/whatsapp: (48) 3431-7677, no e-mail [email protected] ou para consultorias e projetos no e-mail [email protected].

O evento contou com a presença do gerente de Planejamento, Olavo Gavioli, o Analista de Projetos Engenharia, Jean Farley de Abreu, o assessor da presidência Guilherme Colombo, além de representantes da Satc e empreendedores da região Sul Catarinense.

Mais Inovação

O programa do BRDE oferece apoio aos projetos de inovação apresentados por empresas; fortalecimento das parcerias e atuação de forma articulada e conjunta com entes públicos e privados responsáveis pela promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e educacional da região sul. A linha de financiamento está disponível por meio do site do BRDE (acesse aqui).

Veja quais os itens financiáveis:

  • desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, bem como o aprimoramento dos já existentes;
  • investimentos fixos na modernização das instalações de empresa inovadora;
  • aquisição, no mercado interno, de softwares e serviços correlatos desenvolvidos no Brasil;
  • gastos com matéria-prima e materiais de consumo, gastos com equipe e treinamentos, serviços de consultoria entre outros.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito