Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

RUF 2019: Unesc segue na frente em pesquisa e Internacionalização em Santa Catarina

Ranking Universitário Folha destacou o quesito Inovação entre as potencialidades da Instituição
Por Redação Criciúma - SC, 10/12/2019 - 23:42
Foto: Divulgação / Unesc
Foto: Divulgação / Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Unesc aparece novamente em destaque no Ranking Universitário Folha, divulgado pelo jornal Folha de São Paulo. Além de estar novamente posicionada entre as grandes universidades do país, a Unesc comemora os excelentes índices divulgados em quesitos fundamentais como pesquisa, internacionalização, mercado e inovação.

Conforme os dados divulgados anualmente pela Folha, a Unesc aparece em primeiro lugar em pesquisa em Santa Catarina entre as instituições não estatais, repetindo os anos de 2017 e 2018. A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, avalia que os dados divulgados pelo RUF mostram mais uma vez a qualidade tanto dos cursos quanto dos demais itens pesquisados. Para ela um dos itens mais importantes foi na pesquisa feita na Universidade, que está entre as dez melhores do Brasil entre as não públicas. "No ranking brasileiro ficamos novamente muito bem colocados com relação à pesquisa. Nós subimos dez posições entre as não estatais, o que revela que melhoramos em muito as posições", salientou.

O posicionamento em inovação e internacionalização também são destacados pela reitora. "Em âmbito nacional, no quesito inovação, nós ficamos muito bem na internacionalização e na inovação. E também na avaliação do mercado ficamos também muito bem avaliados em Santa Catarina", analisa Luciane.

A Unesc possui sete programas de Mestrado, com 357 inscritos, e cinco de Doutorado, com 87 inscritos. Para o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, os números do RUF são reflexo dos investimentos em fomento em pesquisa e bolsa em pesquisa, que geram uma produção qualificada em termos de artigos científicos publicados, tanto no Brasil quanto no exterior, bem como pedidos de patentes, livros, entre outros. "O resultado reflete o forte investimento que aplicamos, tanto nos grupos de pesquisas cadastrados no CNPQ, quanto na pesquisa fomentada dentro dos programas de pós-graduação, onde temos cinco Doutorados, sendo um deles com nota 6", avalia Montedo.

Outro destaque para a Unesc está na internacionalização. De todas as 68 pesquisadas em Santa Catarina, estatais e não estatais, a Unesc ficou em segundo lugar. Entre as universidades não estatais o ranking coloca a Unesc na primeira posição, novamente, a exemplo dos anos de 2017 e 2018.

Para o coordenador do Escritório de Relações Internacionais da Unesc, Emilio Streck, um dos pilares da internacionalização está no volume de artigos publicados anualmente pelos pesquisadores da universidade. "Um dos diferenciais da Unesc está relacionado à publicação de artigos em revistas internacionais, que é um ponto muito positivo. Também temos uma participação em congressos científicos internacionais, que são fatores que nos levam a ter essa colocação", avalia Streck.

A instituição mantém 52 acordos internacionais com universidades em 20 países. "Para 2020 vamos trabalhar ainda melhor o acolhimento aos alunos estrangeiros. Também vamos disponibilizar disciplinas em inglês e espanhol para cursos de graduação, a exemplo do que já acontece nos mestrados e doutorados", destaca. A Unesc possui mais de 100 alunos estrangeiros inscritos nos cursos de Graduação.

Fundamental ao novo modelo de ensino no país, a inovação também é um dos pontos destacados na Unesc. Conformo o Ranking da Folha a inovação na Unesc se mantém entre as top do mercado, com a segunda colocação entre as não estatais em SC. Nos anos de 2017 e 2018 a Unesc também ficou na segunda colocação no Estado. "Na gestão da inovação, a Unesc conta com uma Agência de Inovação com equipe qualificada articulada com seus diversos órgãos e setores e um Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, que promove capacitações nas áreas de inovação, empreendedorismo e propriedade intelectual, licenciamento de produtos, elaboração de projetos para captação de recursos editais com foco na atividade inovadora, ponte com eventos e feiras ligados à área de atuação da empresa e a parceria com outros ecossistemas de inovação, através da rede catarinense de NITs, com a finalidade de promover a inovação e a realização de projetos conjuntos", salienta o Diretor de Inovação da Unesc, Evânio Ramos Nicoleit.

Para apoiar ideias e startups, a Unesc possui uma Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios - Itec.in - no seu Parque Científico e Tecnológico (Iparque) que incentiva a criação e apoia empreendimentos inovadores oferecendo infraestrutura adequada com espaços, recursos tecnológicos e organizacionais compartilhados em um ambiente de cocriação favorável para conexões, apoio de gestão financeira, de exportação e ainda no desenvolvimento do negócio e suporte de programas de orientação e capacitação para a gestão dos empreendimentos inovadores.

O Ranking Universitário Folha avaliou 1967 universidades públicas e privadas de todo o país, analisando cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. O ranking também avalia os 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil. A pesquisa trabalha com dados nacionais e internacionais, de periódicos científicos, patentes, agências de fomento à ciência e pesquisas de opinião.

Tags: unesc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito