Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Rotatória da Gabriel Zanette precisa de sinalização vertical

Mesmo com setas indicadas no asfalto, motoristas ignoram a sinalização
Paulo Monteiro
Por Paulo Monteiro Criciúma, SC, 22/11/2019 - 13:12Atualizado em 22/11/2019 - 13:58
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Duas setas pintadas no asfalto não estão sendo suficientes para evitar transtornos na Avenida Gabriel Zanette. A sinalização horizontal no local indica que: os motoristas vindos da Via Rápida pela pista da direita devem, obrigatoriamente, virar no mesmo sentido em direção a Avenida Estevão Emílio de Souza, enquanto os que estão na pista da esquerda podem seguir reto ou virar à direita - fatores que não costumam ser obedecidos.

Os problemas no local se devem ao fato de que muitos motoristas que seguem pela pista da direita ignoram a sinalização, seguindo reto pela Avenida Gabriel Zanette e quase colidindo com os veículos à esquerda. As setas são apenas umas das medidas tomadas pelo Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) para evitar congestionamentos no local, que acontecem frequentemente.
 
Apesar disso, o advogado Vinicius Ribeiro afirma que para esta sinalização ser validada, ela precisa estar acompanhada de uma sinalização vertical. “A pintura no chão foi de boa intenção para a resolução desse problema, que ainda não é tão grave, mas para ter validade ela precisa estar acompanhada de uma sinalização vertical de regulamentação, teria que ter uma placa de ‘vire a direita’ ali”, comentou Vinicius.
 
O advogado comenta ainda que muitos dos acidentes e contratempos causados na rotatória ocorrem devido a falta de educação no trânsito, por pessoas que não respeitam a sinalização em interesse próprio. Para a solução do problema, Vinicius sugere a retirada da rotatória. “Sou muito a favor de extinguir aquela rotatória ou, simplesmente, diminuir um pouco o tamanho dela, para que dê a possibilidade de continuar as duas pistas”, concluiu.