Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Revisão da vida toda: INSS volta a pedir suspensão de ações em todo o país (VÍDEO)

Arthur Lessa já tratou sobre o assunto no 60 Minutos; relembre
Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 29/03/2023 - 12:08 Atualizado em 29/03/2023 - 12:21
Foto: Agência Senado
Foto: Agência Senado

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) que suspenda todas as ações do país que tratam sobre a revisão da vida toda. Segundo informações do Portal Valor Investe, a autarquia afirma que não teve como fornecer as informações solicitar pelo ministro Alexandre de Moraes

[o texto continua após o vídeo]

No ano passado, Arthur Lessa tratou sobre a "revisão da vida toda" no 60 Minutos. Relembre:

Após o julgamento da tese, em dezembro de 2022, neste mês, o ministro concedeu dez dias ao INSS para que informasse de que modo e em que prazos a autoria se propõe a dar continuidade à decisão do STF. Após apresentação das solicitações, a Corte analisaria o pedido e, portanto, suspenderia os processos. 

Com o julgamento, os ministros autorizaram aposentados que tenham começado a receber seus benefícios nos últimos dez anos a pedir a atualização desses valores, desde que tenham sido afetados pela regra de transição da lei que criou o fator previdenciário, em 1999. O impacto é bilionário. A decisão de Moraes já era uma resposta a pedido anterior feito pela autarquia. O INSS alegava “impossibilidade material” de cumprir a decisão do STF, “que extrapola as suas possibilidades técnicas e operacionais”, assim como as da Dataprev.

Em petição enviada ao STF na segunda-feira, o INSS reiterou o pedido de suspensão nacional de todos os processos sobre a mesma tese até o trânsito em julgado da ação e informou que não conseguiu sistematizar as informações solicitadas por Moraes. O INSS, na petição, alega “dificuldades de assimilação da tese firmada”, considerando que existem “diversas questões relacionadas à tese central ou a ela adjacentes que ainda não são de pleno conhecimento, ante a pendência da publicação do acórdão de mérito”.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito