Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

RetroSC: Evento com atrações nacionais terá 10ª edição no estado

No dia 5 de novembro, Florianópolis será sede para entusiastas de videogames e computadores clássicos
Por Redação Criciúma, SC, 09/10/2022 - 11:02
Foto: Divulgação/ Eduardo Loos/RetroSC
Foto: Divulgação/ Eduardo Loos/RetroSC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A 10ª edição do RetroSC já tem data marcada e presença de Youtubers nacionais confirmada. No dia 5 de novembro, sábado, Florianópolis será mais uma vez, sede para entusiastas de videogames e computadores clássicos. O evento acontecerá na Associação dos Servidores Civis da Segurança Pública de Santa Catarina (ASSESP), no bairro Campeche.

O encontro brasileiro RetroSC reúne colecionadores, lojistas que vendem equipamentos e desenvolvedores de jogos novos para sistemas antigos. No evento, os participantes podem conferir de perto, comprar, vender ou trocar itens marcados por histórias dos anos 70, 80, 90 e 2000. O objetivo é promover a confraternização entre os diferentes públicos e proporcionar oportunidades de conhecer instrumentos de outras épocas.

"O RetroSC acontece de forma itinerante pelo Estado ao longo do ano e temos um evento fixo, em Florianópolis, que é nosso evento principal. É um encontro super especial, em que é comum vermos pais e filhos, avós e netos juntos, relembrando de equipamentos que tiveram ao decorrer da vida ou conhecendo outros inéditos", destaca Eduardo Loos, um dos organizadores do evento.

Trata-se da primeira edição do RetroSC realizado pós pandemia do coronavírus. A expectativa é reunir cerca de aproximadamente 500 pessoas. O evento é gratuito e aberto ao público. A única exigência da organização, é que os interessados levem um quilo de alimento não perecível no dia do encontro. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Florianópolis será beneficiada com as doações.

"Será a maior edição, justamente por este motivo. As duas últimas, foram feitas em formato online. O grande diferencial da organização desse encontro, é o fortalecimento e engajamento de milhares de entusiastas catarinenses, paranaenses e gaúchos, sobretudo, para um dia intenso e grandioso", ressalta o gerente de logística do evento e patrocinador via Ultravel, Diego de Oliveira.

Convidados nacionais

Nesta edição, o RetroSC contará com a presença de Eric Fraga, do canal do CosmicEffect, primeiro Youtuber focado em retrogames brasileiro; Ed "Topzero", do canal Aperte Start, um dos principais ícones do Brasil; Marcus Garret, diretor dos documentários 1983 e Loading; representantes do canal nacional Velberan Games; e Junião e Marcelo, do canal Minicastle.

"É a primeira vez que irei participar do evento presencialmente e é uma grande honra poder conhecer os participantes do país todo. Somos um grupo de pessoas apaixonadas pelos equipamentos antigos, videogames, e é sempre legal apresentar esse mundo para as gerações atuais", salienta Marcelo Bonatelli.

Além disso, estará presente no RetroSC, Fábio Michelin, proprietário da Gamescare, criadora de produtos nacionais de conversão do analógico para o digital, e de duas lojas alinhadas ao cenário de retrô nacional: A Casa do Videogame e a Mr. Games.

"O evento tem um grande intuito e vem ganhando muita força. Já participei de outras edições e posso dizer que criamos muitos laços dentro do grupo. Existem diversos equipamentos interessantes, com histórias, que podem ser vistos, tocados e comprados. Me sinto honrado e feliz de poder voltar e apreciar as novidades", comemora Michelin.

Grupo RetroSC

O RetroSC surgiu de um simples grupo criado no WhatsApp em 2016, composto por colecionadores catarinenses e apaixonados pelo universo Retrogame. Hoje, a equipe conta com 330 membros, de mais de 50 cidades de Santa Catarina.

"Nós difundimos o colecionismo, preservamos histórias de equipamentos e jogos. É através do grupo, que os membros solicitam informações sobre os segmentos, vendem produtos, trocam e preservam histórias. E, agora, contamos anualmente com o evento aberto ao público, que ainda traz campeonatos com premiados", conclui Loos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito