Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Respaldo e experiências internacionais aplicadas ao desenvolvimento do Sul

Última etapa da série de reportagens que exalta as parcerias internacionais dos Programas de Pós-graduação da Unesc evidenciam o Desenvolvimento Socioeconômico e as Ciências Ambientais
Por Redação Criciúma, SC, 22/10/2020 - 21:47
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Finalizando a série de reportagens da Agência de Comunicação da Unesc sobre os sete Programas de Pós-Graduação da Unesc e seus contatos internacionais, nesta edição destacam-se os programas de Desenvolvimento Socioeconômico e Ciências Ambientais.

O balanço de todo o levantamento realizado e os reflexos disso perante a qualidade de ensino e pesquisa da Universidade são avaliados pela reitora Luciane Bisognin Ceretta com orgulho e entusiasmo. “Um raio X como esse mostra muito claramente para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa o nível do que é discutido e estudado dentro da Unesc. São conhecimentos amparados por dados e profissionais a nível internacional, fruto de parcerias nas quais a Unesc oferece seu potencial em cada área e recebe o respaldo em conhecimento multiplicado”, pontua a reitora, que acrescenta que o eixo de internacionalização está, desde o início da gestão, entre as áreas de forte atuação da equipe.

Para o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, a inserção da Instituição no âmbito da pesquisa internacional representa o reconhecimento externo à qualidade da pesquisa realizada, sobretudo nos programas de pós-graduação.

“Internacionalizar a pesquisa significa participarmos dos temas de maior relevância internacional, sem deixar de pensar nos temas de interesse para o desenvolvimento regional. Além disso, representa a oportunidade para elevarmos o nível de qualidade da formação de nossos mestres e doutores e, também, de nossos alunos de graduação. Todas estas ações institucionais voltadas à internacionalização permitirão aos nossos programas serem mais bem avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), responsável pela avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil”, acrescenta Oscar.

Desenvolvimento Socioeconômico com espelhos mundiais

Uma das grandes pesquisas internacionais realizadas com a participação do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Unesc tem parceria com a Universidade de Granada (UGR), localizada na região de Andaluzia, no sul da Espanha. Trata-se do projeto de pesquisa "Cuidando das famílias pobres: a assistência social materno-infantil na região carbonífera catarinense", que tem por finalidade analisar aspectos relevantes na produção de políticas de proteção materno-infantis instituídas no sul do Estado de Santa Catarina, destinadas às camadas populares ligadas às atividades carboníferas.

Outro grande projeto é a parceria de cooperação com o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), com o fim de realizar, conjuntamente, atividades ao nível académico, científico e cultural com intercâmbio de pessoal acadêmico (docentes, investigadores e pessoal não docente) para o desenvolvimento de ações relacionadas com a docência, a investigação ou a partilha de experiências. Desenvolvimento de projetos conjuntos, nomeadamente a apresentação de candidaturas a programas de financiamento internacional.

Entre as ações mais recentes está a visita dos professores Kelly Gianezini e Miguelangelo Gianezini nos Estados Unidos como professores visitantes em duas Universidades. Kelly realizou pesquisa sobre direitos fundamentais e as mulheres na ciência e visitas à Washington (Organização dos Estados Americanos), restabelecendo ainda contatos na University of California, Los Angeles (UCLA). Já Miguelangelo pesquisou sobre B-Learning, desenvolvimento e cooperação e foi recebido na Miami University of Science and Technology.

Ainda nos Estados Unidos, os professores Miguelangelo e Kelly foram convidados para organização de um livro no âmbito da série "Neighborhoods, Communities, and Urban Marginality”. Além disso receberam o convite da UCLA para integrar o projeto internacional de parcerias interinstitucionais de apoio à Universidades em busca de uma ligação mais estreita e sinergias entre a preparação universitária de graduados para cargos na economia local.

Também em 2020, os professores Alcides Goularti Filho e Giani Rabelo foram recebidos como professores visitantes na Universidad de Alicante (UA) no Instituto Universitario de Estudios Sociales de América Latina (IUESAL), em Alicante, na Espanha, entre os meses de janeiro a março. Ambos foram convidados para incorporar o Conselho Editorial da Revista de Ciencias Sociales Ambos Mundos. Por meio da visita, foi firmado ainda convênio entre a Unesc e a Universidad de Alicante para a realização de Doutorado em Cotutela.

Além destes destaques recentes, o PPGDS também foi representado por Alcides no seu pós-doutoramento junto à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (UC) entre dezembro de 2017 e agosto de 2018.

O Programa conta ainda com a cooperação com a Universidade Nacional de Entre Rios, da Argentina, com foco na realização de projetos conjuntos, intercâmbios e a apresentação de candidaturas a programas de financiamento internacional, e com a Fundação Carolina, da Espanha, com a qual realiza o projeto intitulado "La Sección Femenina de la Falange y Políticas feminizadoras: la assistencia social como transmisora de valores Morales y políticos en el Primer Franquismo".

Finalizando a série de oportunidades internacionais, o PPGDS conta ainda com um convênio com o Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG). O objetivo da relação é desenvolver atividades de cooperação para o fortalecimento de suas relações no que diz respeito a projetos de pesquisa e extensão, e intercâmbios de ensino recíprocos e assistência em seus respectivos campos e áreas de interesse, além de promover conjuntamente reuniões de estudo, pesquisa, seminários, cursos e conferências e intercambiar, na base da reciprocidade, docentes, especialistas, técnicos e estudantes para desenvolver atividades acadêmicas e científicas integradas.

Ciências Ambientais e sua importância global

Quando o assunto é Ciências Ambientais, a importância da troca de informações ganha ainda mais importância. No Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), desde 2012 uma parceria promove a cooperação entre a Unesc e a Universidade de Rennes 1, na França, com a linha de pesquisa Meio Ambiente e Saúde.

Em 2020, a coordenadora do Programa, Patrícia de Aguiar Amaral, atua na universidade parceira como professora convidada.

Conforme ela, o PPGCA também possui colaboração com a Universidade de Los Lagos, do Chile, na linha de pesquisa América Latina, Modelos de Desenvolvimento e Uso dos Recursos Naturais.

Ainda na área do Programa, a Universidade conta com a colaboração do Instituto Politécnico Nacional, do México, na linha de pesquisa Conservación del Patrimonio Paisajístico, e com a Universidade de Coimbra, de Portugal, na linha de pesquisa Biodiversidade de aves e redes de interação em nível global, regional e local. “Além de enviar alunos em nível de mestrado e doutorado a essas Universidades, o PPGCA também já recebeu alunos do México, França e Canadá”, acrescenta.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito