Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Branded Content

Renda fixa ou não tão fixa?

No Dica de Bolso, Arthur Lessa explica e descomplica o investimento
Por DICA DE BOLSO | BRDE 14/02/2024 - 15:17 Atualizado em 14/02/2024 - 15:37 * Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A renda fixa, um tipo de investimento cada vez mais acessível aos investidores, pode soar paradoxal à primeira vista. Afinal, se é fixa, por que há variações? Entenda o conceito e como funciona esse tipo de investimento.

No Dica de Bolso, o jornalista Arthur Lessa explica e descomplica a Renda Fixa. A iniciativa é uma realização da Som Maior Comunicação em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

O que é renda fixa e como funciona o investimento?

Ao contrário de pegar um empréstimo, investir em renda fixa é o caminho inverso, ou seja, envolve emprestar dinheiro ao banco. Um exemplo comum é o Certificado de Depósito Bancário (CDB). Aqui, o investidor não está pedindo dinheiro emprestado, mas emprestando ao banco, com um prazo de vencimento preestabelecido. Durante esse período, a renda fixa é, de fato, fixa.

Se, por exemplo, você investir R$ 1 mil a 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) com vencimento em um ano, ao final desse período, receberá exatamente mil reais somados à rentabilidade do CDI. Essa estabilidade é o que torna a renda fixa apelidada de “fixa”.

Quando a renda fixa deixa de ser fixa?

O contrário ocorre quando há a possibilidade de vender o título antes do vencimento. Por exemplo, um título prefixado com uma taxa fixa de 10% ao ano. Se a Selic (Taxa Básica de Juros) permanecer inalterada em 11,25% ao ano, esse título tende a se desvalorizar ao longo do tempo.

Aqui está o ponto crucial: ao negociar o título antes do vencimento, você pode ter um deságio (perda de valor) ou um ágio (ganho de valor), dependendo das condições de mercado. Investidores mais ativos na renda fixa lidam com essa variação, buscando oportunidades de compra e venda.

Para o investidor comum, que pode manter o dinheiro investido até o vencimento, a renda fixa permanece "fixa". No entanto, ao acessar o site da corretora, é possível observar variações de valor, devido às regras atuais da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A boa notícia é que, se mantido até o vencimento, o investidor receberá o valor contratado.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito