Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Região está com boa reserva de água, garante Casan

Com o bom nível mantido na Barragem do Rio São Bento, região não tem riscos de desabastecimento. Mas todo cuidado é importante
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 30/03/2020 - 16:26 Atualizado em 30/03/2020 - 19:31
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O consumo de água cresceu em Criciúma e região. Também pudera, com a quarentena - imposta por conta do avanço do coronavírus em Santa Catarina - tem mais gente em casa. "E mais gente em casa, é mais consumo de água", confirma o superintendente regional Sul Serra da Casan, Gilberto Benedet Jr. 

Por isso, atenção constante à Barragem do Rio São Bento. Em contraponto, a estiagem que marca presença, com a pouca chuva das últimas semanas, ajuda a elevar um grau de preocupação. Mas nada que tire o sono da empresa de água e esgoto. "A gente vem vivenciando a pior estiagem da década entre 2019 e 2020. Isso fez com que os níveis dos mananciais, tanto subterrâneos quanto superficiais, decaíssem rapidamente. Temos seis municípios em estado crítico e seis em alerta. Aqui na região temos dois em alerta, Turvo e Ermo, são municípios em sistema integrado, estamos com captação prejudicada mas ainda não houve necessidade de racionamento", destacou Benedet.

Na barragem há um bom nível de água. "Aqui na nossa região, como temos a Barragem do Rio São Bento, ela está com nível 2 metros abaixo do vertedouro, ela ainda esta em nível normal, temos água para abastecer a população por mais de um ano, mesmo sem chuva", revelou. "É uma situação cômoda, mas a nossa estação de tratamento tem um limite para operação normal do sistema. Com todo mundo em casa o consumo elevou, então tenha o consumo consciente, lavar as mãos, tomar banho, mas o banho não precisa ser tão demorado, não lavem calçadas, carros, casas, para minimizar efeitos do desabastecimento que pode ocorrer", completou.

Ouça a entrevista do superintendente regional da Casan ao programa Agora, na Rádio Som Maior, nesta segunda-feira, 30:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito