Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Rede de Proteção à Vida promove palestra em alusão ao Setembro Amarelo

Evento ocorrerá na próxima quarta-feira (20), com a presença do tenente-coronel Diógenes Martins Munhoz, na Acic
Por Redação Criciúma, SC, 17/09/2023 - 13:01 Atualizado em 17/09/2023 - 13:33
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Rede de Proteção à Vida (RPV) promove na próxima quarta-feira (20), em alusão ao Setembro Amarelo, palestra com o tenente-coronel Diógenes Martins Munhoz, membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio. O evento ocorrerá na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), a partir das 20 horas, com o tema "Abordagem humanizada a tentativas de suicídio".

"Cada um de nós necessita conhecer mais sobre tão delicado assunto: o suicídio. Dessa forma, teremos melhores condições para buscar ajuda, se estivermos num momento difícil da vida, emocionalmente falando, ou ainda poderemos oferecer nosso apoio, se estivermos frente a alguma pessoa em situação de risco emocional e de vida", ressalta o secretário-geral da RPV, Roberto Caldas.

"Nesse sentido, a RPV traz a Criciúma uma verdadeira autoridade no assunto, que com linguagem simples e acessível a todos nos brindará com conhecimento, experiência e, sobretudo, motivação para seguir a vida, independentemente dos problemas que ela nos ofereça", acrescenta.

Caldas também reforça a importância do mês dedicado ao assunto. "No Setembro Amarelo, é tempo de disseminar informações sobre todos os apoios existentes, mostrando às pessoas que para tudo existe uma saída e a saúde mental e emocional podem, sim, ser reequilibradas, rumo ao bem-estar que tanto deseja-se", aponta.

"Em 2013, Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), deu notoriedade e colocou no calendário nacional a campanha internacional Setembro Amarelo. E, desde 2014, a ABP e o Conselho Federal de Medicina – CFM divulgam e conquistam parceiros no Brasil inteiro com essa linda campanha", explica.

Dados

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois, com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 

Sobre o palestrante

O tenente-coronel Diógenes Martins Munhoz é idealizador da Técnica e do Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio, membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (Abeps), professor do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção de Suicídio e cofundador do Instituto Brasileiro de Abordagem Humanizada a Tentativas de Suicídio.

Entrada gratuita ao evento

A palestra com o tenente-coronel Diógenes Martins Munhoz tem entrada gratuita, com a contribuição de alimentos não perecíveis que posteriormente, serão destinados à Cruz Vermelha de Criciúma. O evento é realizado com a parceria da Acic, Faculdades Esucri e Sicredi Sul SC.

Rede de Proteção à Vida

É um movimento voluntário e cidadão, com foco na Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio, que busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do tema, chamar a atenção para os devidos e constantes cuidados que devemos ter com a saúde mental, física e espiritual, assim como oferecer ajuda possível àqueles que procuram a Rede.

A iniciativa de organização da RPV foi uma articulação da Acic, que em 2016 integrou as entidades e desde então oferece apoio ao trabalho desenvolvido. Ao todo, são 24 voluntários envolvidos, clínicas voluntárias, CAPS, hospitais, entidades e pessoas físicas.

A Rede de Proteção à Vida promove palestras e rodas de conversa on-line, e não somente no Setembro Amarelo, mas durante todo o ano, para disseminar informações e dicas sobre saúde mental e divulgar canais de apoio.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito