Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Realizado o primeiro transplante renal do Sul do Estado

Operação foi realizada no Hospital São José, na madrugada de domingo
Por Redação Criciúma - SC, 30/12/2019 - 14:30
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Foi realizado o primeiro transplante renal no sul catarinense. A cirurgia foi realizada no Hospital São José, em Criciúma, que há um ano se preparava para realização deste tipo de procedimento.

Depois de quase 5 horas, a paciente, uma mulher de 19 anos, vai poder retomar a sua vida normalmente e não irá mais precisar do auxílio das máquinas de hemodiálise, que já faziam parte de sua rotina diária desde 2018. O procedimento aconteceu na madrugada de domingo, 29. O rim transplantado na paciente, veio da Central de transplantes de Florianópolis.

Todo processo contou com o apoio da equipe de médicos nefrologistas, anestesiologistas e urologistas da entidade, bem como equipe técnica responsáveis pelo serviço de transplantes do São José e equipe de médicos especialistas com grande experiência no processo de transplantes da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Dr Fabian Pires (urologista) e Dr Valter Duro Garcia (nefrologista) que auxiliaram em todo processo.

O procedimento

Após o transplante a equipe comemorou o sucesso do procedimento. A médica Dra. Cassiana Mazon Fraga (CRM-9170/RQE-6382), nefrologista e responsável técnica pelo serviço de transplantes da entidade, que esteve apoiando a implantação do serviço desde o início, enfatiza a importância de Criciúma poder realizar transplante renal a partir de agora.

"Com este serviço agora na entidade,  o tratamento dos pacientes renais crônicos da nossa região será facilitado e não precisarão mais se deslocar por longas distâncias para este tratamento. O objetivo de todo este trabalho, é o objetivo do HSJosé e de todos os profissionais que trabalham na área da saúde: ajudar as pessoas, cuidar das pessoas, aliviar e curar. O transplante renal, é um tratamento que melhora muito a qualidade de vida das pessoas com doença renal crônica", pontuou a especialista.

O primeiro transplante renal feito no HSJosé marca o início dos transplantes na região Sul.

"A realização de transplantes no HSJosé, marca o constante crescimento do hospital nas altas complexidades. Temos todos os aparatos tecnológicos, além de equipe especializada à disposição de todos", comentou o médico diretor técnico do HSJosé Dr. Raphael Elias Farias.

A primeira paciente transplantada renal de Criciúma passa bem, mas continua internada na instituição nos próximos dias por uma bateria de exames e acompanhamento médico.

Tags: saúde

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito