Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Radares voltam a funcionar amanhã em Criciúma

Inmetro vem à cidade para, a partir de quarta-feira, aferir e liberar os controladores de velocidade
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 03/12/2018 - 17:52 Atualizado em 03/12/2018 - 18:44
Lombadas eletrônicas ainda dependem de aferição pelo Inmetro / Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna / Arquivo
Lombadas eletrônicas ainda dependem de aferição pelo Inmetro / Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna / Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O feriado de Santa Bárbara será de volta ao funcionamento dos radares instalados nas ruas de Criciúma. "Quem fura sinal, quem avança o sinal vermelho e para em cima da faixa, já estará sendo multado a partir desta terça-feira", anunciou o prefeito Clésio Salvaro faz poucos minutos. Salvaro esteve reunido com representantes da Focalle Engenharia Viária, empresa contratada pelo município para operar o sistema.

“A partir de amanhã começam a operar os equipamentos OCR, a fiscalização de avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestres”, detalhou José D’Agostini Neto, diretor da Focalle. Os três equipamentos em funcionamento compreendem 71 faixas das 119 instaladas no município.

A Focalle ingressou na Justiça Federal exigindo a vinda do Inmetro a Criciúma para fazer a aferição para liberar as lombadas eletrônicas, controladoras de velocidade. Esses equipamentos só poderão entrar em funcionamento a partir da aferição, que vai começar na quarta-feira. "A direção do Inmetro nos assegurou hoje que na quarta estarão na cidade", informou Salvaro. As lombadas entram em operação em caráter educativo, sem multar, a partir de quarta.

Salvaro reuniu-se com a Focalle, DTT, Procuradoria e PM / Foto: Divulgação

Com a volta à normalidade, a fiscalização vai auxiliar na segurança dos pedestres e dos condutores, além de oferecer mais segurança a toda a população, tendo em vista que os 12 equipamentos OCR fiscalizam em tempo real, veículos com licenciamento atrasado ou até com registro de furto. “Por se tratar de segurança pública, o controle e monitoramento dos equipamentos de OCR será realizado pela Polícia Militar. Ele poderá ser usado em uma ocorrência simples ou até em casos de furto ou tráfico de drogas”, afirmou o diretor da Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT), Gustavo Medeiros. Ouça detalhes no podcast.

Os radares OCR, que já começam a funcionar nesta terça, fazem também o reconhecimento de veículos irregulares. Confira mais informações no podcast abaixo, em entrevista do prefeito Clésio Salvaro ao repórter Jotha Del Fabro.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito