Ordenado bispo no último dia 21 de março de 2026, Dom Milton Zonta passa a integrar a liderança da Diocese de Criciúma como bispo coadjutor. Nomeado pelo Papa Leão XIV em dezembro de 2025, ele auxiliará o atual bispo, Dom Jacinto Inácio Flach, com direito à sucessão.
A ordenação episcopal ocorreu na Basílica Santuário Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, durante celebração presidida pelo cardeal Dom Jaime Spengler.
LEIA MAIS SOBRE O BISPO:
- “Chamado a trabalhar e servir”: Dom Milton Zonta é ordenado bispo coadjutor
- 'Levei um susto', diz novo bispo coadjutor de Criciúma após nomeação
Trajetória religiosa e atuação internacional
Natural de Videira, Dom Milton é membro da Sociedade Religiosa do Divino Salvador, conhecida como Salvatorianos (SDS). Ao longo da trajetória religiosa, atuou como missionário e vigário paroquial. Entre 2012 e 2024, ocupou o cargo de superior geral da congregação em Roma, função que o colocou à frente da organização em nível internacional.
Formação e atuação pastoral
Dom Milton é bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico de São Paulo (Itesp) e possui especialização em Pastoral Juvenil. Sua atuação inclui trabalhos voltados à formação e acompanhamento de jovens dentro da Igreja.
Função como bispo coadjutor
Na função de coadjutor da Diocese de Criciúma, Dom Milton Zonta passa a colaborar diretamente na administração e nas atividades pastorais da diocese. O cargo prevê que ele assuma a liderança da Igreja local quando Dom Jacinto, atingir 75 anos em fevereiro de 2027.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!