O monsenhor Milton Zonta afirmou que recebeu com surpresa a nomeação como bispo coadjutor da Diocese de Criciúma, decisão tomada pelo Papa Leão XIV e confirmada oficialmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A informação também foi divulgada pelo atual bispo diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach, nas redes sociais,
Em entrevista à Rádio Som Maior, Zonta relatou que o convite foi feito durante a celebração da Imaculada Conceição e destacou que não esperava assumir a missão. “Levei um susto. Quando a gente vê para os outros, até acha bonito, mas quando toca para a gente, é uma mudança grande de vida”, afirmou.
LEIA MAIS
- Papa Leão XIV alerta que jogos de azar destroem famílias e pede atenção do poder público
- Içara define local do primeiro pórtico turístico; obra deve iniciar em 2026
Natural de Videira, no Meio-Oeste catarinense, monsenhor Milton Zonta contou que nunca esteve em Criciúma e conhece pouco a região Sul do estado. Segundo ele, o período inicial será de escuta e adaptação.
“Não conheço a Diocese de Criciúma, nem a cultura local. Vou precisar aprender tudo, conhecer o povo, a igreja e respeitar as particularidades da região”, disse.
Novo bispo coadjutor de Criciúma atuou no exterior
Com uma trajetória marcada por atuação no Brasil e no exterior, Zonta já foi superior geral da Congregação dos Salvatorianos, função que exerceu em Roma. Após retornar ao Brasil, estava em Videira, mais próximo da família, quando recebeu o chamado para a nova missão.
"Me elegeram para ser conselheiro geral, para ir a Roma. E aí eu fui a Roma, fiquei seis anos lá como conselheiro, quando terminei meu trabalho, na próxima Assembleia, me elegeram superior geral... Fui superior geral por seis anos, terminados, me reelegeram por mais seis anos", completou.
Como bispo coadjutor, monsenhor Milton Zonta tem direito de sucessão e assumirá a Diocese de Criciúma após a renúncia de Dom Jacinto, prevista para 2027, quando o atual bispo completa a idade canônica. “Espero que Dom Jacinto permaneça bastante tempo, para que eu possa aprender antes de assumir”, concluiu.